Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

domingo, 20 de setembro de 2009

A situação atual do INCA (Instituto Nacional do Câncer)



Crise administrativa

Sobrecarregado, Inca será obrigado a trocar 47% dos funcionários em 2010

Publicada em 19/09/2009 às 19h41m
O Globo
RIO - O Instituto Nacional do Câncer (Inca), referência brasileira de excelência no tratamento da doença, vive hoje os efeitos da sobrecarga de pacientes e de um nó administrativo. Enquanto a fila de espera tem 1.626 pessoas aguardando o início do tratamento, o Inca será obrigado, até 31 de dezembro do ano que vem, a substituir todos os funcionários terceirizados, que representam 47% da força de trabalho do hospital. A decisão é do Tribunal de Contas da União (TCU).
O hospital recebe mão-de-obra para pesquisa e tratamento, desde 1991, da Fundação do Câncer - entidade privada sem fins lucrativos, antiga Ary Frauzino -, que recebe recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e contrata profissionais. O contrato foi considerado ilegal, em 2006, por um acórdão do TCU. Instituições federais não podem ter funcionários terceirizados de vários setores, entre eles o médico.
Servidores, gestores e os próprios pacientes não sabem, ao certo, como o Inca vai sobreviver sem quase a metade de seus profissionais, que já trabalham com sobrecarga. O hospital tem 1.883 funcionários concursados, 478 temporários do Ministério da Saúde - 223 deles com contratos até março de 2010 - e 1.213 da Fundação do Câncer.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse na última quinta-feira, no Rio, que o Inca corre o risco de ser fechado, caso não se encontre outro modelo de gestão.

Queridos amigos é lamentável a situação atual do INCA, que já foi referência para o tratamento do câncer, exatamente daqueles brasileiros que mais precisam, os que não têm plano de saúde e não têm situação econômica privilegiada e não podem ir para São Paulo e ter um tratamento adequado para uma doença que deixa todos necessitando de um atendimento decente.

Um abraço e vamos refletir também da situação da saúde do nosso país!

6 comentários:

  1. Zilda e ANTONIO

    BOA TARDE

    Deu tempo de chegar até o blog de vocês lá na série de visitas, e foi ótimo por que esse assunto do INCA é importante demais.

    Eu volto para conversar sobre isso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. 007BONDeblog
    Agradecemos a sua visita e nos ter citado, com tanta gentileza, em seu excelente Blog.
    Concordo que seja muito importante a atual crise do INCA e não podemos deixar que isso aconteça, sem que seja tomada uma atitude a respeito.
    Aguardamos sua opinião a respeito.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Passo para agradecer tua visita e encontro informações tão úteis e sérias.
    Precisamos sempre lutar pelo o que acreditamos e achamos justos.
    Tenhas uma semana produtiva.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Mariana
    Desejamos a você uma ótima semana!
    Muito obrigada pela sua visita.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Zilda, estas coisas estarem acontecendo nao me surpreende.. Não dava para esperar outra coisa. No curto prazo a coisa é serissima. No medio prazo, vao dizer que a situação será resolvida atraves de ealocação de verbas. No longo prazo, voce verá que nao vao fazer nada além de uma maquilagem na questão. A saude publica está destruida e creio que de forma definitiva!

    ResponderExcluir
  6. Carlos, é decepcionante que um hospital, referência de atendimento especializado em Câncer, esteja passando por essa situação. Tenho medo que seja mais um deslize, má gerência, ou mais um escândalo a caminho. O povo doente e pobre do nosso é quem sai perdendo nisso tudo.
    Muito obrigada e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!