Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"ROMPER O CERCO"


A liberdade de imprensa passa por dificuldades na América Latina, num retrocesso lamentável para uma região que vinha consolidando suas credenciais democráticas. Destacam-se, negativamente, os países do chamado "socialismo bolivariano" - Venezuela, Equador, Bolívia, Nicaragua, onde grassa o autoritarismo. Mas, há outros exemplos preocupantes como a Argentina, onde o casal K luta para aprovar uma lei restritiva aos meios audiovisuais, e Honduras, posta em estado de sítio por conta do impasse político entre o governo interino e o presidente deposto. Nem o Brasil escapa : uma decisão inicial da justiça censurou o jornal "O Estado de São Paulo" em relação às denúncias envolvendo a família do senador José Sarney. E a censura já dura mais de dois meses.
Mas, o lançamento de um livro vem lembrar que é a ditadura cubana quem, desde sempre, amordaça a imprensa. Parlamentares brasileiros se empenham para que o regime cubano permita a volta ao país da blogueira Yoani Sánchez, uma jóvem escritora que se tornou um dos nomes mais conhecidos fora de Cuba por ter a coragem de manter o blog GeraçãoY, sobre como é viver em Cuba.Explica-se: a Editora Contexto lança no Brasil, este mês, o último livro de Yoani, "De Cuba com carinho". Obviamente, a escritora é a personagem principal do evento, mas a forma de o governo cubano boicotar seu trabalho é conceder-lhe apenas o visto de saída, sem direito à volta. Outra é tornar o Blog inacessível aos próprios cubanos.


                     AMIGOS DE BRASÍLIA PODEM ACONSELHAR IRMÃOS CASTRO


No Senado, num movimento pluripartidário, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) fez aprovar um convite a Yoani. Sérgio Guerra, senador (PSDB-PE) protocolou um pedido na Embaixada de Cuba. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) usou a tribuna para defender a vinda da escritora.Lembremo-nos que há em Brasília autoridades com linha direta com os irmãos Castro e cuja interferência seria valiosa para abrir uma fresta nesta "cortina de ferro" que bloqueia pessoas e informações em Cuba. Eles podem mostrar o bem que faria à imagem internacional de Cuba  a permissão para que a responsável por Geração Y possa visitar o Brasil, sabendo que não será barrada no aeroporto de Havana na volta. Seria positivo, também, para a diplomacia brasileira, em mau momento.


Fonte de Informação: Coluna Opinião - Jornal "O Globo" - Domingo, 4 de Outubro de 2009


Aos queridos amigos desejamos uma boa noite!

Um abraço e tudo de bom!

9 comentários:

  1. Os cubanos nao deixam os dissidentes viajarem. Democracia é isso. Eles têm medo de que estas pessoas relatem a verdadeira face do governo democratico cubano. Cuba é um agrande democracia. Partido unico, eleiçoes com candidatos escolhidos pelos lideres de la revolucion, e eleitos desta forma. Isso é que é democracia. O futuro da America do Sul é este, com estes Lulas, Chavez, Evos, Correas e alguns futuros mais.

    ResponderExcluir
  2. Hi, Carlos
    Puxa vida espero que vc não tenha razão em relação ao futuro da América do Sul. Esses democratas que vc falou são todos amigos do Lula.
    O que será dos nossos netos?
    Muito obrigada pelo comentário!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Zilda, nossos netos, provavelmente, vao viver em um mundo se selvagens, haja visto que o egoismo tomou conta das pessoas. Viverão ainda, em um mundo socialista, à la Evo Morales, sem liberdade de imprensa e direito de propriedade. Pagarão impostos altissimos, para sustentar os feudos dos Sarneys e companhia. Nao terão mais direitos, apenas deveres, socialistas, claro.

    Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida amiga e amigo boa noite. Há muito eu digo que o tio Fidél enfeitiçou os sobrinhos todos da nossa América. E por conta disso eu não ficarei surpreso se amanhã até por que já tentou não lembram? seu sobrinho Lula. Nós façamos parte dos amordaçados.

    ResponderExcluir
  5. Queridos amigos
    Estou ficando apavorada com o que vcs estão prevendo para o futuro. Espero que vcs sejam péssimos futurólogos.Não podemos viver sem liberdade! Aqueles que babam o Fidel, acham que ele é o maior democrata do mundo vivem aqui no Brasil, pq quem pode escapar de lá, quem não está no governo, foge...
    Uma boa noite para vocês e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  6. Se viver em Cuba fosse tão bom como se prega, milhares não se lançavam ao mar bravio.

    Convite
    Visitem meu blog e obtenham informações sobre o Blog Action Day 2009, venha participar desta ação global.

    Conto com você nesta interação pela sustentação climática mundial.

    Felicidades
    Altair Ramos

    ResponderExcluir
  7. Zilda, isso é a realidade. Lamento. nao adianta achar que estas pessoas vao pensar na coletividade. Só pensam em si, e vao nos arruinar para colocar em pratica os projetos pessoais deles. Simples. Cuba é uma ditadura, por mais que alguns queiram convencer qu elá eles tem um bom sistema de saude. Como podem ter um bom sistema de saude se nao tem nem o que comer?? Francamente!!!!
    Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Almirante
    Vou aceitar o seu convite e visitar o seu Blog, com certeza, e aproveito para convidar a todos os nossos amigos.
    Muito obrigada pela sua visita!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Hi, Carlos,
    Infelizmente, você tem toda a razão. Temos que concordar que a realidade é dura...
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!