Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ALERTA AOS FUMANTES ATIVOS E PASSIVOS!


Proibição do fumo reduz ataques cardíacos.

seg, 19/10/09 por luisfernandocorreia | categoria Saúde em foco
Uma pesquisa financiada pelo centro de Controle de Doenças do governo norte-americano reviu os dados estatísticos e confirma que a proibição do fumo em locais públicos pode reduzir a ocorrência de doença cardíaca em até 46%.
Uma comissão de especialistas foi montada pelo Institute of Medicine para avaliar os estudos científicos já realizados sobre o tema.
A missão era buscar a comprovação científica dos efeitos biológicos do tabagismo passivo e sua influência sobre o sistema cardiovascular e os efeitos do banimento do fumo em locais públicos.
As pesquisas celulares e animais comprovam que mesmo pouco tempo de exposição à fumaça de cigarros é capaz de produzir alterações no sistema cardiovascular. As artérias do corpo humano se contraem de forma inadequada aumentando a pressão arterial e o risco de problemas coronarianos.
Os pesquisadores encontraram 11 estudos que avaliavam o impacto das mudanças de legislação do tabagismo sobre a saúde pública. Os trabalhos selecionados tinham boas bases estatísticas permitindo a comparação dos resultados.
Atualmente 17 estados norte-americanos alem de Porto Rico e da capital federal têm leis que proíbem o fumo em locais públicos. A legislação não é igual em todos os estados, variando a extensão do banimento e tipos de locais onde o tabagismo não pode existir.
A redução da ocorrência de infartos do coração, identificada nos estudos científicos variava de 6% a 47%. Os especialistas identificam fatores que influenciam na redução dos eventos.
As campanhas educativas associadas à proibição são fundamentais para aumentar o efeito positivo da restrição do fumo. As pessoas que já tem doença coronariana conhecida são as que mais sofrem com a exposição à fumaça de cigarros, que pode levar a eventos cardíacos agudos.
Mesmo em cidades que já vem desenvolvendo programas de prevenção de doenças cardiovasculares a proibição tem efeito positivo diminuindo os infartos e internações.
A conclusão é de que o tabagismo passivo altera o funcionamento das artérias do nosso corpo e que as leis que proíbem o fumo em locais públicos podem salvar vidas e evitar internações por problemas cardíacos.
Queridos amigos, o texto acima foi postado no Blog do Dr. Luis Fernando Correa e foi também divulgado por ele em seu comentário de hoje, no programa Saúde em Foco da Rádio CBN.
Desejamos a todos uma boa noite!

2 comentários:

  1. Só de ler já começo a tossir,se fumam perto de mim,reclamo na hora!!!!!!!!!!!!Ótima postagem de alerta aos ainda emburrecidos por esta praga.Bjssssssss.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga
    Tudo bem?
    Até nisso temos afinidade! No meu orkut faço parte da Comunidade: "Odeio quem fuma perto de mim". rsrsrs
    Um abraço fraterno e boa noite!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!