Amigos,
Li no jornal "O Globo" de domingo, 04/10 no caderno Saúde uma polêmica sobre o assunto Câncer de Próstata.
Como idoso que sou (70 anos) e há anos fazendo, anualmente meus exames preventivos, sinto-me frustrado em saber que as pesquisas questionam a validade do toque retal e do PSA na redução das mortes, por câncer de próstata.
Não consigo compreender se isso é um progresso ou retrocesso. Há pouco tempo, foi veiculada na imprensa uma campanha para alertar aos homens de mais de 40 anos sobre a prevenção que deveriam fazer para evitar o câncer de próstata. Não há uma contradição?
No domingo ao ler a coluna mencionada fiquei frustrado, pois sou daqueles que faz tudo para ficar um pouco mais por aqui.
Amo a minha família e assim penso que preservando a saúde possa ficar mais tempo com eles.
Agora estou confuso, como acho que devem estar todos os homens que leram a coluna e costumam fazer exames preventivos.
O que pensarão os médicos urologistas a respeito? Será que na sua formação foi apagada ou substituída essa informação sobre a saúde masculina?
Se souberem algo a respeito, por favor me informem.
Um abraço e boa tarde a todos!
Agradeço a Deus pela minha família, os meus amigos e a minha vida! Tive a felicidade de nascer e viver numa época muita rica em descobertas científicas, muitos acontecimentos históricos,desportivos, uns alegres e outros tristes! Mas, assim é a vida! O importante é ter fé, amar e respeitar o próximo, sempre!
Sinceramente, nao acredito no que estao dizendo. Meu medico me informou que estes estudos não sao conclusivos. É mais um oba oba, que nao vai dar em nada. Afinal, eles dizem que estes exames nao representam nada, mas nao disseram o que pode e deve ser feito em termos de prevenção. Vou continuar fazendo os exames, até que meu medico me diga ao contrario, e me recomende outra coisa. Certamente, vao querer substituir estes exames, de toque e PSA, por outros mais caros, para beneficiar os laboratorios de exames tipo ressonancia e ultra sonografia. Pode estar certo que tem interesses financeiros de alguns grupos por trás disso. É aguardar para ver!!!!
ResponderExcluirA Ciência funciona assim mesmo,resta esperar mais estudos,pesquisas mais conclusivas,de preferência para melhor.Muita coisa já se modificou....
ResponderExcluirCarlos
ResponderExcluirMuito obrigado pelo apoio. Também meu médico me deu essa orientação, mas me preocupo com aqueles que vão ler e nunca mais fazer a devida prevenção. Isso pode ser fatal.
Um abraço!
Oi, Zilda
ResponderExcluirVoce está certa a ciência é mutável, mas no caso tudo é muito recente e há controvérsias.
Um abraço!
Bem resta-nos esperar para saber. E continuar como diz o Carlos até que o médico de cada um diga se vai mudar alguma coisa.
ResponderExcluirAntonio Paulo
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário!
Um abraço e boa noite!
Creio que deves continuar seguindo a orientação do teu médico de confiança.Parabéns por se preocupar com a tua saúde, pois muitos não o fazem.
ResponderExcluirSaúde e vida longa ao casal.
bjs
Muito obrigado, Mariana pela sua atenciosa mensagem!
ResponderExcluirDesejamos a vc e a todos que ama, uma boa noite!
Inspirado no seu texto, da maior importancia, escrevi um post sobre a prostata, tentando desmistificar o exame de toque. Certamente ninguem vai dar muita atenção a ele, afinal, a turma que se recusa a fazer o exame é grande, ô!
ResponderExcluirabraço!!!!!
Hi, Carlos
ResponderExcluirCom certeza vou falar ao Antonio, que gosta muito dos seus Posts, para ler esse que deve ser ainda mais científico e útil a todos os homens...
Um abraço e tudo de bom!