Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

F A N A T I S M O!


É o sentimento daquele que se considera inspirado por uma divindade. É um religioso cego, excessivo e intolerante. Adere cegamente a um partido político, é um partidário exaltado, faccioso que não considera a opinião alheia.
Victor Frankl descrevia, "o fanático tem dois traços essenciais: a absorção da individualidade na ideologia coletiva e o desprezo pela individualidade alheia".
Torce por um time de futebol e mesmo que o seu time jogue mal e mereça a derrota, não pode admitir o mérito do adversário que jogou melhor e mereceu a vitória. Neste caso há sempre um culpado, normalmente o juiz. Muitas vezes chega à agressão física aos torcedores adversários.
O perigo do fanatismo são as bases reais que o possibilitam. A pessoa fanática descamba para o exagero, tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa, política ou mesmo esportiva.
O fanatismo religioso não conhece limites. Para esse tipo de fanático não basta adorar Deus, visto como Senhor absoluto, é necessário lutar por ele, pregar, exorcizar, forçar os "infiéis" ou "divergentes" à conversão absoluta. Ele mata por uma idéia e igualmente morre por ela.
No Brasil há exemplos de religiões, crenças e seitas fanáticas que se colocam acima do bem e do mal, não aceitando as outras religiões ou mesmo a opção do cidadão se ser ateu. Deus só existe para eles e isso é perigoso, pois é uma pretensão totalizante e antidemocrática .
Certamente, Deus espera de nós um comportamento digno, saudável, sem cultivo doentio de regras e principalmente respeitando o próximo, suas convicções e o livre arbítrio.
Na verdade penso que o fanático perde a noção do certo e do errado, pois ele sempre está certo.
Temos, como exemplo, a nossa própria experiência: no município onde adotamos e moramos estávamos muito satisfeitos com o primeiro mandato do Prefeito. Tudo funcionava, a saúde, educação, segurança, limpeza das ruas, preservação da natureza, enfim tudo ...
Durante a campanha para o segundo mandato, frequentamos reuniões e recebemos em nossa casa uma equipe de TV para que eu desse um depoimento (verdadeiro) sobre o bom funcionamento da saúde. Realmente, era muito bem administrada, as consultas no SUS eram marcadas de uma semana para outra (o que continua acontecendo). Os exames mais complexos eram realizados em Clínicas e Hospitais conveniados com a Prefeitura, quando a mesma não possuía a aparelhagem adequada.
Quando 2009 chegou, começaram algumas dificuldades. A arrecadação caiu devido a perda de parte dos Royalties do Petróleo, o pagamento dos Precatórios...
Mesmo assim, entendemos que os ítens principais de um governo devem continuar a funcionar, afinal o povo paga os impostos.
Quando percebi que a saúde começou a apresentar problemas na marcação e autorização de determinados exames, pedidos pelos médicos, (embora tenha feito campanha e votado no atual prefeito), fui ao site da Prefeitura e encaminhei a nossa reclamação, diretamente ao "Fale com o Prefeito".
Obtive a resposta desejada e já estamos sentindo a tomada das devidas providências.
Meu marido foi à ouvidoria, pessoalmente reclamar da demora, que as pessoas tinham para a autorização dos exames.
Acho que isto é isenção, é exercer a cidadania que todos temos direito, não se deixar levar pelo fanatismo que cega e faz com que só seja visto o que convém.

Fontes: Google, Dicionário Aurélio, "Psicologia do Fanatismo" de Olavo de Carvalho - Jornal da Tarde e a
            nossa experiência de vida.

Queridos amigos, desejamos a todos uma boa tarde e um abraço fraterno!

8 comentários:

  1. ZildaeAntonio

    Boa noite

    Voltaire deixou um penamento; Posso não concordar com uma única palavra do que o outro diz,mas defenderei sempre o direito dele dizer o que pensa.

    O respeito pelo outro, pela visão de mundo, seja em que questão for é fundamental. É preciso saber conviver com as diferenças e com os diferentes.

    Sobre aquela questão do INCA, encaminhei dentro de uma entrevista que devo publicar em breve. Mas, me ocorreu uma idéia, quem sabe os prefeitos e a população dessa região do estado, não fazem uma campanha junto ao Ministério da Saúde para que uma Unidade do INCA seja construída. Evitando assim essas viagens desgastantes para pessoas já debilitadas, qu precisam passar horas em estradas, até chegar ao Rio. A importância,o crescimento dessas Cidades,acho que justificaria a iniciativa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Zilda, o LLula-lá, com dois eles mesmo, uma vez que o Collor é aliado dele, se encaixa na questao de fanatismo. Aliás, o complexo de inferioridade dele, se transformou, rapidamente, em complexo de superioridade, uma caracteristica dos narcisos de plantão.

    O pior, é que ele tem outros seguidores fanaticos, que cegos ficam, embevecidos de poderem admirar um iletrado, um ignorante. E estes seguidores nao estao só no governo, existem muitos fora do grupo governamental. Certamente, sao aqueles que esperam, ansiosos, alguns benefícios, mesmo que apenas um cumprimento por parte do Fuher!!!!!

    Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ZildaeAntonio,

    Muito bom e oportuno o texto de Olavo de Carvalho que você nos apresenta!
    O fanatismo é tão nocivo que avança além das fronteiras do indíviduo.
    O fanático não tem limites, não tem noção da destruição que causa aos mais fracos.

    Além do que aprendi com sua matéria vou me aprofundar no estudo do fanatismo.
    Há momentos em que eu não consigo entender as pessoas que têm bom nível intelectual e são arrastadas ao fanatismo de tal forma que foge à minha compreensão.
    No caso do presidente Lula até compreendo em parte, dada sua falta de leitura e não por falta de cultura acadêmica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, 007BONDeblog
    Muito interessante o pensamento de Voltaire, infelizmente, talvez fosse usual em sua época. Mas, hoje e principalmente no Brasil ele não é bem aplicado.
    Em relação ao INCA, não estou pensando em nada pessoal. Penso nos moradores do Rio e adjacências que tinham o Hospital como único centro de referência para tratamento do Câncer.
    Aqui, na região dos Lagos temos o ONKOSOL, que é um hospital muito bem aparelhado que atende às cidades próximas, além de Cabo Frio.
    Devemos pensar naqueles, que não têm um atendimento decente no SUS, ainda mais com uma doença que necessita de tratamentos específicos. Já sofri na família esse problema, há mais de trinta anos, quando perdi minha mãe vítima de câncer de mama. Vi seu sofrimento, mesmo sendo bem assistida, penso naqueles que não tem, atualmente a mínima atenção do governo.
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  5. Hi, Carlos
    Muitas coisas ficam sem explicação, se a pessoa é ignorante, semi alfabetizada ou analfabeta, certo que se identifique com o presidente Lula e aceite as baboseiras que ele profere. Mas, quem tem o mínimo de esclarecimento, não dá para entender o fanatismo, só mesmo com favores pessoais.
    Muito obrigado!
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga Anésia
    Muito obrigada pela visita!
    Na verdade o texto não é de Olavo de Carvalho, fiz uma citação dele, pesquisei no Google e recorri a nossa experiência de vida. Graças a Deus ela vale para alguma coisa, não é?
    O fanatismo é mesmo intrigante e difícil de ser compreendido.
    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  7. Ser fanático para mim, é não ter vida própria.
    Quanto mais a pessoa for insegura, triste, fraca consigo mesma, maior será a dedicação dela a outra coisa(religião, partido político, etc)... Isso é o fanatismo, aí é que entram os aproveitadores....
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga Dora Regina
    Você está super certa, na fraqueza de cada pessoa é que os aproveitadores e espertalhões se fazem...
    Muito obrigada!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!