O nosso modelo de educação deveria ensinar os jovens a criticar e filtrar suas emoções. Mas ele desconhece a lei de gerenciar a emoção. A falha não está nos professores, mas no sistema.
A educação ensina os jovens a resolver problemas de matemática, mas não seus problemas existenciais. Ensina-os a enfrentar as provas escolares, mas não as provas da vida: as rejeições, as angústias, as dificuldades. A educação ensina as regras da língua, mas não a dialogar. A educação mundial está em crise, não forma pensadores.
Como evitar a violência na escola, a formação de psicopatas, as doenças depressivas e ansiosas, se o ser humano é vítima e não líder das suas emoções? A psiquiatria e a psicologia só irão dar uma contribuição maior à humanidade quando ajudarem a educação a prevenir as doenças.
O amor pode ser um bom começo! Em casa quando as crianças, ainda pequenas, são criadas com bons exemplos, amor, carinho e limites, deve mais tarde refletir nas suas vidas essa boa educação. Para vocês, na foto, a nossa filha caçula Camila e seu caçula dos quatro filhos que tem, o Gabriel.Sua família é um exemplo de amor e perseverança.
Queridos amigos, não me canso de repassar para vocês os ensinamentos de Augusto Cury, que nos dá as ferramentas para se apaixonar pela vida, em "Dez Leis para Ser Feliz"!
Uma boa noite e um abraço afetuoso para todos!
Agradeço a Deus pela minha família, os meus amigos e a minha vida! Tive a felicidade de nascer e viver numa época muita rica em descobertas científicas, muitos acontecimentos históricos,desportivos, uns alegres e outros tristes! Mas, assim é a vida! O importante é ter fé, amar e respeitar o próximo, sempre!
Torcendo pelo Mengão!
Seguidores todos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Zilda, infelizmente nao conhecemos o manual de instruçoes do ser humano. A psicanalise e a psicologia nao vao abrir a caixa preta do ser humano. Caso contrario,, esses profissionais perdem o emprego. Pura realidade. Porem, uma boa educação em casa, ajuda demais. Nossos professores estão sendo formados de maneira equivocada. Não pesnam por si, apenas repetem, e ensinam os alunos a fazer o mesmo. Insisto, essas coisas tem que começar em casa, como voce falou, com amor, carinho e limites!!!!! A violencia que estamos vendo começa dentro de casa, nos lares.
ResponderExcluirAbraço!!!!!
Carlos,
ResponderExcluirConcordo plenamente com você e agradeço a Deus a união, o amor, e a educação que a nossa família pode preservar!
Você tem razão a educação, a formação do caráter, as boas ações, tudo começa em casa com os pais, que se dedicam a seus filhos com muito amor.
Um abraço!!!
ZildaeAntonio
ResponderExcluirImportante essa reflexão sobre as emoções a educação, o papel da escola e da família.
Eu tenho cá as minhas convicções, e acho que nós estamos buscando um equilíbrio, nunca alcançado e meio perdido, entre o poder e o dever, sensações e sentimentos, dar e receber.
Um abraço
007
ResponderExcluirRespeito as suas convicções, mas acho que está cada vez mais difícil manter esse equilíbrio. Conheço muitos pais que se esforçaram muito para educar os filhos, em todos os sentidos. Infelizmente, a influência externa foi mais forte e viram todo seu trabalho, esforço e carinho se perderem...
Deus nos proteja contra aqueles que de uma forma ou de outra só semeiam o mal.
Zilda, para quem trabalha em uma escola assim como eu, vê claramente a falta de limites nos alunos, os pais transferiram a educação dos filhos para as escolas e igrejas, se esquecem que a educação vem de casa, é de berço.
ResponderExcluirDeixei um nó de afeto lá no blog para os amigos.
Beijos...
Amiga Dora
ResponderExcluirAchei muito lindo o seu Post. Você tem toda a razão muitos pais tranferem para a escola a responsabilidade da educação dos seus filhos. A educação começa no berço, como dizia a minha sábia mãezinha...
Bjs