Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

quinta-feira, 18 de junho de 2009

SER MÃE !!!

"Nós estávamos sentadas almoçando, quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido estão pensando em 'começar uma família'. Nós estamos fazendo uma pesquisa, ela diz meio de brincadeira.
Você acha que eu deveria ter um bebê?
Vai mudar a sua vida, eu digo, cuidadosamente mantendo o meu tom neutro.
Eu sei, ela diz, nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas com as viagens de costume...
Mas não foi nada disso que eu quis dizer. Eu olho para a minha filha, tentando decidir o que dizer a ela. Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos. Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável.
Eu penso em alertá-la que nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar: 'E se tivesse sido meu filho'?
Que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar. Que quando ela vir fotos de crianças morrendo de fome, ela se perguntará se algo poderia ser pior que ver seu filho morrer.
Olho para as suas unhas impecáveis, seu terno estiloso e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzi-la ao nível primitivo da ursa que protege seu filhote. Que um grito urgente de 'Mãe'! fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante.
Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos ela investiu em sua carreira, ela será arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade.
Ela pode conseguir uma escolinha, mas um belo dia entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que seu bebê está bem.
Eu quero que minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina. Que a decisão de um menino de cinco anos de ir ao banheiro masculino ao invés do feminino do McDonald's se tornará um enorme dilema. Que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas contra a possibilidade de que um molestador de crianças possa estar observando no banheiro.
Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, ela se questionará constantemente como mãe.
Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que ela jamais se sentirá a mesma sobre si mesma. Que a vida dela, hoje tão importante, será de menor valor quando ela tiver um filho. Que ela a daria num segundo para salvar sua cria, mas que ela também começará a desejar por mais anos de vida - não para realizar seus próprios sonhos - mas, para ver seus filhos realizarem os deles.
Eu quero que ela saiba que a cicatriz de uma cesárea ou as estrias se tornarão medalhas de honra.
O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar pomadinhas num bebê ou que hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas.
Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que através da história tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados.
Eu espero que ela possa entender porque eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que eu me torno temporàriamente insana quando eu discuto a ameaça da guerra nuclear para o futuro de meus filhos.
Eu quero descrever para a minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta. Eu quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro ou gato pela primeira vez. Eu quero que ela prove a alegria que é tão real que chega a doer. O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos.
'Você jamais se arrependerá', digo, finalmente.
Então estico minha mão sobre a mesa, aperto a mão da minha filha e faço uma prece silenciosa por ela, e por mim, por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho este que é o mais maravilhoso dos chamados... Este presente abençoado ... que é ser Mãe.

A todos vocês, meus amigos, uma boa tarde!
Um abraço e tudo de bom!

8 comentários:

  1. ZILDA, VOCE SE REVELOU. O TEXTO MAIS LINDO QUE EU JA LI A RESPEITO DE SER MULHER E MAE.

    BEIJAO A VOCES!

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Muito obrigada! Palavras como as suas com tanta sensibilidade me encorajam a continuar.
    Um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Dona Zila enviei por e-mail meu comentário pois que tentei colar aqui e nã deu certo abraços.

    ResponderExcluir
  4. Que texto iluminado
    só vem mesmo de um
    coração de mãe é sensato

    há muito não lia de verdade
    algo que me tocasse assim
    imaginado a cena sua opinião
    a isso chamo mulher mãe amiga
    o calor sincero da sua oração

    sim mãe essas vidas vão mudar
    mas ursas leoas ou mulheres
    querem mesmo a maternidade
    a natureza diz quando chegou a idade

    que Deus na sua benevolência
    de a ela nesse momento planejado
    aquilo que lhe reserva o destino
    que venha a menina ou o menino.

    Antonio Campos 18/06/09.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Paulo
    Seu comentário saiu logo abaixo, ontem aconteceu o mesmo comigo, por isso postei duas vezes a mesma coisa. Falhas da internet...
    Fiquei emocionada e muito com o seu comentário!
    Muito obrigada, amigo!
    Deus o abençoe e proteja!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto,escrito com a alma de quem sabe porque já viveu.A voz da experiência.Beijos xará.

    ResponderExcluir
  7. Zilda, amiga
    Muito obrigada pelo comentário!
    Saudades de você!
    Bjs xará.

    ResponderExcluir
  8. Lindo dona Zilda!!!
    Muito emocionante!
    É muito difícil expressar em palavras o que é ser mãe. Mas a senhora conseguiu de uma forma muito especial. Somente uma pessoa com tanta sensibilidade para poder descrever o que se passa dentro de um coração de mãe.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!