Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O RESULTADO DO ENEM

Hoje, pela manhã, ao ler os jornais fiquei muito decepcionada ao deparar com os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
A manchete era "Enem mostra a falência das escolas públicas nos estados". Realmente, foi o que aconteceu. De um modo geral o resultado do ensino público foi vergonhoso.
A que conclusão podemos chegar: os alunos das escolas públicas gostam menos de estudar do que os das escolas particulares, de boa qualidade?
Ou será que os professores das escolas públicas estão menos preparados para ensinar, pois não tiveram ensino adequado, não contam com a cobrança dos diretores do ensino particular?
Não estão felizes com a profissão, fazem greve, ganham pouco, ensinam idem, faltam muito...
Escrevo isso com muito pezar, pois estudei em escola pública, quando o ensino era de excelente qualidade.
As escolas Normais, que formavam professoras para lecionar no atual curso fundamental, realmente preparavam os futuros mestres.
Hoje, quando exigem diploma de Pedagogia para ensinar o curso fundamental, esquecem do mais simples, preparar com critério os futuros professores.
Há quanto tempo não é feita a prova de avaliação aos professores do primeiro grau. A última vez que isso aconteceu foi uma lástima, o resultado foi bem parecido com o fracasso dos alunos atuais.
O governo quer facilitar ao máximo o ingresso de alunos, cada vez mais incompetentes, às Universidades.
Temos agora a resposta: por que os alunos de escolas particulares passam para as faculdades? Estão preparados para o vestibular, que na intenção do governo, para facilitar e nivelar por baixo, deve acabar.
Não é dando cotas para negros, pobres ou para alunos que estudaram em escolas públicas que o ensino no Brasil irá melhorar.
A verdade é dura, mas só enfrentando a realidade que é formarmos professores competentes e melhorar o ensino, poderemos ter um resultado decente. Então os alunos de escolas públicas poderão competir com igualdade com os alunos das escolas particulares.
Como disse a professora Sandra Cavalcanti: " o segredo está na largada". Ou seja, o ínicio igual pode proporcionar um final muito mais feliz!
AmiGos, desculpe-me o desabafo, mas fiquei indignada.
Um abraço e boa noite a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!