Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

terça-feira, 3 de abril de 2012

Atenção idosos! Façamos valer os nossos direitos!

Queridos amigos, ontem parei para ler um pensamento do amado Chico Anysio, que partiu semana passada.
Ele nos deixou muitos ensinamentos, nos fez sorrir, nos deixou muita alegria, mas pensava que "o que valia a pena na velhice é a experiência que adquirimos". Ele estava certo a experiência é muito importante para vivermos melhor e com mais propriedade, mas infelizmente quando conseguimos ter experiência boa parte da nossa vida passou.
Tentamos passar essa experiência para os filhos, netos, mas é em vão. Eles pensam da mesma forma que pensávamos quando éramos jovens. Tínhamos em mente que só vivenciando poderíamos ter certeza do que é o certo ou o errado. Ledo engano, deveríamos ouvir mais os nossos pais, talvez não tivéssemos tantas decepções.
Hoje, idosa, sei que há muitos pensando que podem, com muita facilidade, nos enganar, tirar os direitos que levamos anos para conseguir. 
                                             Aqui onde moramos, na região dos lagos, fazemos, meu marido e eu, uma vez por mês uma viagem ao Rio de Janeiro para rever a família que mora lá. Às vezes, fazemos algumas consultas médicas e exames no Rio. No início da semana fomos reservar passagem (gratuidade que temos direito por lei) e qual foi a nossa surpresa quando a atendente do guichê nos disse que o horário que estávamos acostumados a reservar não estava disponível, pois o ônibus era com ar condicionado e idoso não tem direito a viajar nele.
Voltamos para casa e acessei a empresa e verifiquei que a Autoviação 1001, empresa que opera na região, está substituindo os ônibus convencionais por ônibus com ar condicionado. Chegando a ter num determinado dia, num universo de 56 ônibus, 51 são com ar condicionado. Qual será a pretensão da empresa: substituir todos os horários de ônibus convencional por ônibus com ar condicionado? E os idosos não poderão mais viajar?
Fui ao site do DETRO-RJ e imprimi a Portaria de número 811 de 10 de abril de 2007 (publicada em 11 de junho de 2007) que dispõe sobre a aplicação da gratuidade em benefício do idoso, prevista na norma constitucional, no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.
Verifiquei, então, que a empresa não está cumprindo a lei. Fiz a devida denúncia e aguardo as providências a respeito.
Com isso, lembro aos amigos idosos que temos sempre que fazer valer os direitos que a lei nos concede.
Uma boa noite a todos é o que lhes desejo!

4 comentários:

  1. Válida a denúncia, pois estas empresas de um modo geral, usam de todos os golpes sujos para não cumprirem as leis, mesmo recebendo subsídio compensatório!
    Aqui na cidade, substituem os ônibus por micro-ônibus, para negar a gratuidade aos idosos!
    Trombone neles!
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leonel!
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Realmente isso acontece, é uma falta de respeito. Esses empresários parecem filhos de chocadeira.
    Mas, já apelei, escrevi e acessei todos os nossos direitos!
    Um abraço para vc e sua família!
    Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos!
    Muito boa a iniciativa de vocês!
    Gostaria que também que os jovens se dessem ao trabalho de batalhar pelos seus direitos.
    Se começarem jovens poderão quando idosos não passar pelo que passamos...
    Ou passarão?...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. OI, querida Anésia!
    Muito obrigada pelo seu comentário, bem oportuno!
    Infelizmente, não tenho entrado no Blog dos amigos, por falta de tempo, mesmo! Temos ido muito ao Rio por diversos motivos de família, uns alegres e outros não.
    Um abraço e tudo de bom para vc!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!