Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

sábado, 2 de maio de 2009

"SERÁ QUE VALE A PENA?"



Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:

-Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de ... Nem chegou a terminar a frase , quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

-Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

-Peneiras? Que peneiras?

-Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?

-Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!

-Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a da BONDADE. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

-Não, Sócrates! Absolutamente, não!

-Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda a alguém? Melhora alguma coisa?

-Não, Sócrates...Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria me contar.

E Sócrates sorrindo concluiu:

-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras , porque:

Pessoas sábias falam sobre idéias;

Pessoas comuns falam sobre coisas;

Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Queridos amigos, para encerrar a noite, recebi por e-mail do meu amigo Luiz de Salvador (Ba) e envio para a sua apreciação.

Uma boa noite!

Ótimo domingo!

2 comentários:

  1. Excelente texdo amiga;tão bom que poderá encontrá-lo no livro AULAS DA VIDA de Chico Xavier e espíritos diversos.Quem narra é o Irmão X(Humberto de Campos)e cita que vários autores atribuem de fato a Sócrates.DEZ!!!!!!!!!!!!!!Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Querida Zilda
    Agradeço muito seu esclarecimento, por isso é muito bom ter amiga como você que me tira da ignorância (no bom sentido). Não posso deixar de ter tão importante livro. Já tenho alguns, mas esse é muito bom, como todos o são.
    Um abraço e muito obrigada!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!