Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

segunda-feira, 4 de maio de 2009

NOVO GOLPE, MUITO BEM FEITO E DIFÍCIL DE PEGAR!!!

Os ladrões estão cada dia mais criativos!
Você recebe uma chamada e a pessoa diz:
- Estamos ligando do departamento de segurança da VISA (por exemplo).Meu nome é fulano e meu número de identificação é 'tal'...
- O senhor comprou 'determinado produto', bem extranha como um dispositivo Anti-Telemarketing, no valor de R$ 497,99 de uma empresa em Porto Alegre?
É óbvio que você responde não, ao que se segue:
- Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for informado, estaremos emitindo um crédito a seu falor, naquele valor. Antes de processar o crédito, gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal? (Isto pode ser encontrado, fàcilmente nas listas telefônicas, via Internet).
Ao você responder que sim, o golpista continua:
-Qualquer dúvida que o sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se que se encontra na parte traseira do seu cartão e falar com o nosso Departamento de Segurança.
- Por favor, anote o seguinte número do protocolo...
O bandido lhe dá então um número de seis dígitos e pede:
- O senhor poderia repeti-lo para confirmar?
Aqui vem a parte mais importante da fraude.
Ele diz então:
- Desculpe-me mas temos que nos certificar que o senhor está de posse do seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número.
Feito isto, ele continua:
- Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os três ultimos números (ou 4 dependendo do cartão).
Estes são os números de segurança (Pin Number), o que você usa para fazer compras, via Internet, para provar que está com o cartão!
Depois que você informa os referidos números, ele diz:
-Correto! Entenda que era necessário para verificar que seu cartão não esrava perdido nem havia sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. Isso confirma que seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.
- O senhor teria alguma pergunta a fazer?
Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.
Provavelmente, em menos de dez minutos, uma compra via Internet será lançada no seu cartão e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.
Como se proteger desta ação criminosa?
É quase inútil fazer denúncia à polícia.
Até nos EUA é difícil o rastreamento dessas ligações. Caso você receba esse tipo de ligação, pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora.
Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar sempre alerta e comunicar a todos que conhece sobre a existência de mais este golpe.
Assim sendo, por favor, passe esta informação a todos os seus amigos e parentes.
A informação é a nossa proteção!

Um abraço afetuoso e boa tarde a todos!

7 comentários:

  1. Agora eu pergunto: quem bola esse tipo de esquema é um zero à esquerda qualquer? claro que nao! Tem gente de cabeça nesse negócio e é gente que trabalha com cartoes e sabe bolar bem esses enredos. É nojento demais!!

    ResponderExcluir
  2. Barreto,
    Você tem toda a razão. Quando morava no Rio, tive uma amiga que sofreu um sequestro relâmpado. Foi levada pelo casal de bandidos ao banco onde tinha depositado mais ou menos 30 mil reais. A gerente autorizou a retirada de 25 mil (já viu alguma vez isso acontecer sem um prévio aviso?). A minha amiga muito nervosa não conseguia assinar a guia de retirada e a gerente autorizou a ladra, que se dizia sobrinha da minha amiga, a assinar por ela. Será que a gerente tinha alguma coisa com o assalto? A minha amiga não denunciou, pois ficou rodando de carro com os bandidos que ameaçaram a sua família. Há muito bandido onde nem podemos imaginar.
    Muito obrigada!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Não dou uma única informação pra quem me liga!!!Tô fora.Beijo xará.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Zilda, a informação é nossa proteção. Eu também faço como a Z Santiago, não dou nenhuma informação. Parece que agora podemos bloquear o acesso ao nosso telefone de todo tipo de vendedores, não? Foi o que ouvi no noticiário...

    um abraço, amiga!

    ResponderExcluir
  5. Um amigo meu foi vitima desse tipo de fraude em uma editora (coisa totalmente incomum). Depois de reclamar, ainda demoraram um tempao para cancelar a compra e estornar o valor pago (que foi debitado como credito no cartao). Um absurdo. E até hoje ninguem sabe como foi feita a compra...

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Amigas,
    Sou da mesma opinião da Zilda Santiago e da Luísa N., não podemos confiar nas pessoas desconhecidas que nos telefonam. Pela internet também há também muitas armadilhas e precisamos estar sempre alertas, como escoteiros!!! rsrsrs
    Muito obrigada pela visita!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Daniele Barizon
    Infelizmente, às vezes somos ou conhecemos quem seja vítimas de golpes assim.
    Temos que desconfiar, mas nem sempre é possível escapar.
    Muito obrigada pelo comentário!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!