Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VENEZUELA É UMA DEMOCRACIA?


Queridos amigos, boa tarde!


É preocupante a situação da Venezuela, governada pelo amigo do presidente Lula. Há algum tempo o presidente do Brasil nomeava a Venezuela como "a maior democracia da América do Sul". Hoje no jornal Estadão foi publicada uma reportagem que dá a taxa de homicídios da Venezuela como maior que a do Iraque.
"Caracas - Segundo o jornal, em 2009, 4.644 civis iraquianos morreram em casos de violência, enquanto na Venezuela, esse número é superior a 16 mil. Os países têm pràticamente a mesma população - cerca de 28 milhões de habitantes.
Um relatório sobre homicídios no país foi publicado pelo jornal El  Nacional em meio a polêmica de uma medida preventiva, ditada na última terça-feira, que proibia a publicação de fotos, informações e anúncios sobre a violência, na imprensa. A foto mostrava cadáveres empilhados em um necrotério de Caracas, denunciando a precária situação da segurança pública, na capital venezuelana.
Desde que o presidente Hugo Chávez assumiu o poder, em 1999, foram registrados 118.541 homicídios na Venezuela, segundo o Observatório da Violência no país, órgão que reúne dados de morte com base em documentos policiais. O governo não divulga mais dados como esse, mas não rebateu a contagem do grupo.
Segundo especialistas, o número de homicídios é três vezes maior que quando Chávez assumiu. Eles dizem que o ruim desempenho econômico do país, o que mantém a desigualdade social é uma das causas para esse aumento, sem precedentes, na história da Venezuela.
Eles, porém não descartam a política de Chávez como um fator que contribui com o aumento da criminalidade. Segundo os analistas, o governo Chávez não mantém uma política sólida de combate à violência e o sistema judiciário constitui um problema, já que mais de 90 % dos casos acaba sem prisões e sem serem resolvidos."


Amigos a reportagem acima, publicada hoje pelo Jornal Estadão, não é preocupante por se tratar da Venezuela, poderia ser o Brasil. Não podemos negar que a amizade e apoio do presidente Lula ao seu amigo Hugo Chávez significa motivo de muita apreensão.
O que acontecerá com os brasileiros se optarmos pela "continuidade" do governo Lula?
Será que o presidente estava falando sério sobre a "democracia" da Venezuela, ou era apenas mais uma das suas falas folclóricas?
É incerto o futuro do Brasil. Haverá outra "Carta Compromisso"?


É necessária uma boa reflexão a respeito, para que não sejamos a Venezuela amanhã...
Lá a imprensa é censurada, aqui o humor!


Um abraço e uma boa noite a todos!



6 comentários:

  1. Oi,
    E diziam que o Bush era burro. Ao menos conseguiu ensinar ao Chaves como esconder cadáveres da população: censura na imprensa. Pois não é que o Chaves fez igualzinho ao mestre Bush quando chegaram os cadáves dos soldados estadunidenses mortos no Iraque, proibiu que fossem mostrados pela mídia.
    Que mundo maravilhoso,um presidente dono de fábrica de armamento bélico ensinando a outro, que é comprador de armas, como censurar a mídia.
    Êta mundinho pequeno!
    Ah, e os dois são amigos do Lula.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  2. JPM
    Boa Noite!
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Mas, tenho a impressão que houve algum engano. O mestre, ídolo e tutor do Chávez e por tabela tb do Lula não foi o Bush e sim o "presidente" (por mais de 50 anos) de Cuba, Fidel Castro.
    Acho que o Bush não teria a menor influência sobre o Chávez ou o Lula. Eles nem o respeitavam, lembra?
    Fidel Castro além de muito mais prática, neste setor, é muito amigo dos dois, pràticamente um pai.
    Uma boa noite de reflexão!

    ResponderExcluir
  3. Pena que não se copiam as coisas boas de outros paises, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  4. Lisette querida
    Muito obrigada pela sua visita e as sábias palavras que nos deixou!
    Realmente, há sempre algo de bom que se possa seguir,mas a ambição e a vaidade não deixam!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Zilda e Antonio, os dados realmente são alarmantes!
    Quem nos garantiria uma democracia plena, afinal?!
    Um abraço, belo post!

    ResponderExcluir
  6. Noemia

    Muito obrigada pela sua visita e comentário!
    Estamos vivendo numa democracia, mas os últimos acontecimentos são preocupantes!
    Espero estar muito enganada e que possamos continuar usufruindo da nossa liberdade de escolha. Na verdade, acreditar em alguém está ficando cada vez mais difícil!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!