Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

quinta-feira, 3 de junho de 2010

"RESSACAS PREJUDICAM A PRAIA DO FORTE"

Queridos amigos


Estamos de volta, depois da viagem à Nogueira, onde há trinta e oito anos passamos a nossa lua de mel. Não foi igual, foi muito melhor!
Depois, no dia 29/05 dia do niver do Antonio, fomos para o Rio de Janeiro. A nossa filha do meio, Gabriela, seu marido, nosso sobrinho e esposa organizaram uma festa surpresa para ele e o irmão que aniversaria no dia 30. Foi tudo de bom! Todos ficamos muito felizes, mas os aniversariantes deliraram com a surpresa. Foi muito bonito, só a família, mais de sessenta pessoas, bem organizado e acima de tudo aquele clima de alegria e união. Graças a Deus!
Dia 31/05 voltamos a Cabo Frio e ficamos muito tristes ao ver, pelo nosso canal da praia do Forte, o estrago que a ressaca fez. Não consigo entender, a ressaca foi em abril, mas desde então a faixa de areia foi diminuindo cada vez mais, de 100 m para 10 a 15 metros e dependendo da maré, as ondas alcançam o muro e ameaçam derrubar o deque da praia.
Não há como descer para a praia que acabou. A primeira foto mostra como era a nossa praia do Forte, repleta de barracas e quiosques.
Na segunda foto podemos ver que os carros ficam estacionados e as pessoas descem para olhar, perplexas, o que acontece nos dias atuais.
O secretário municipal de Habitação, Serviços Públicos e Posturas, Paulo Massa, diz que será preciso fazer uma obra de emergência, com construção de um muro de concreto, para evitar a destruição dos deques.
Paulo Massa ainda diz: "estimo que a praia do Forte só recupere sua faixa natural de areia, entre o Hotel Malibu e o Forte São Matheus, no verão de 2012".
Foi montado um plano de emergência , que inclui a redução do número de ambulantes e barracas (já está reduzido a zero). Também está previsto o plantio de vegetação de restinga entre o Forte e a Duna Boa Vista.
O prefeito Marquinho Mendes autorizou a abertura de uma licitação para a construção do muro de concreto, que vai custar cerca de R$ 600 mil. 
Ficamos muito tristes e apreensivos com o que aconteceu. Quem conhece Cabo Frio sabe da beleza e da importância da nossa praia do Forte. Penso, também, nas famílias que tinham o seu ganha pão vendendo produtos na praia e nas barracas. O que será deles?
Aqui faz muito frio e chove muito.
Espero que todos vocês tenham um bom fim de semana de descanso e muita paz!



8 comentários:

  1. Oi, amiga Zilda,
    Seu post nos deixa contentes e tristes ao mesmo tempo. Contentes por você e o maridão: trinta e oito anos de casada! E, pelo visto, ainda mais felizes!

    Tristes pelo que está acontecendo aí na Praia do Forte! Infelizmente os últimos acontecimentos sobre catrástrofes naaturais só nos mostram que o homem ultrapassou certos limites impostos pela natureza.

    Amiga, quer nos manter a par do que está acontecendo aí pertinho de você? Quem sabe sirva de exemplo, fazendo os 'desavisados' e gananciosos refletirem um pouco antes de destruírem! Veja o blog coletivo "Terra, aquele abraço!" e tente participar... Fotos do local acompanhadas de seus comentários serão bem vindas! Veja como participar no próprio blog.

    Um grande e carinhoso abraço para você, o Antônio, filhos e netos!
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luisa N.
    Ontem as ondas chegaram a 3 metros de altura e hj a Av. do Contorno foi interditada. O mar reclama o que foi, desrespeitosamente, roubado da natureza em construções muito lucrativas.
    Vou ao Blog recomendado por vc. Amanhã devo ir à praia do Forte tirar umas fotos, depois eu entro.
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Vamos comemorar as boas, voltar a lugares inesquecíveis, estar com a família não tem preço.
    Qt a praia, é triste, mas parece q mesmo a natureza dando avisos de alerta para os homens, isto não basta.
    Boa semana ao casal.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mariana
    Muito obrigada pela sua visita. Estamos muito felizes pelas boas, mas o homem não consegue respeitar a força da natureza...
    Uma ótima semana para vc e todos os seus!

    ResponderExcluir
  5. Olá vim conhecer seu espaço, lindo!
    voltarei pra ler melhor, abraços no teu coração.

    COMO ESTOU...


    E quando eu te falei de amor
    Tu não quiseste ouvir
    desviaste o olhar, ao vento...
    foste no horizonte buscar nuvens
    desejar gaivotas, que voavam além
    Mas eu fiquei a sonhar...
    a desejar o infinito do teu olhar
    A querer teu coração, tua atenção.
    Eu te falei de amor, do meu amor.
    Do sonho que acalentei, da ânsia...
    Do fervor que ardia em mim
    Olhando as auroras,
    e contemplava o crepúsculo,
    a esperar ainda estou,
    por um novo amanhecer.


    saltitantes valvesta

    ResponderExcluir
  6. procurando por fts da ressaca achei seu blog e depois de ler seu texto me lembrei de uma frase que meus filhos colocaram no tapete de sal que fizemos no peró no sábado passado dizia assim:
    "É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não ouve"!
    pois é a natureza anda mesmo meio revoltada e o mar tentando retomar seu espaço a muito perdido, agora só nos resta mesmo aguardar que ele se acalme e devolva a praia rsrs ... Será?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Valvesta
    Muito obrigada pela visita, volte sempre, é um prazer.
    Lindos versos, muito inspirados!!!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jaize
    Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!
    Tenho muitas fotos da ressaca da praia do Forte no meu Facebook, será um prazer recebê-la.
    Seus filhos estão muito certos. A Natureza está revoltada com a falta de respeito dos homens e reclama o seu espaço.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!