Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

quarta-feira, 31 de março de 2010

46 ANOS DE UMA DITADURA NECESSÁRIA!

Hoje, 31 de Março de 2010, faz 46 anos de uma ditadura que se fez necessária. Os destemidos e patriotas militares brasileiros tomaram o poder das mãos daqueles que entregariam o nosso Brasil ao Comunismo. 
Foram os militares que nos livraram de um bando de anarquistas, terroristas, "inocentes úteis", que sem nenhum escrúpulo, dariam de bandeja o nosso país a Cuba, Rússia ou China.
No início dos anos 60, na minha juventude, comecei a sentir na pele a ameaça do terror e da insegurança.
Vivi, nesta época, os piores dias da minha vida. Com 17 para 18 anos saía de casa, no Grajau, bairro do Rio de Janeiro, para a escola Normal, na época Instituto de Educação, na rua Mariz e Barros, não sabia se iria voltar.
No meio das aulas os inspetores iam avisar que havia lá fora uma greve geral e deveríamos ir embora para a casa, à pé. 
Era um percurso longo que fazíamos com muito medo e ansiosas para chegar em casa. Sabíamos que os "estudantes profissionais" estavam nas ruas , depois das reuniões na UNE (hoje calada e bem empregada). Lá estavam eles obedecendo ao comando da anarquia atirando pedras, paralelepípedos, bombas caseiras, e etc.... Os soldados, que estavam nas ruas cumprindo ordens para assegurar as nossas vidas, eram o alvo.
Vários comícios anarquistas, em desrespeito às leis civis, destruição do patrimônio público, queima da bandeira brasileira, tudo isso aconteceu...
As greves se sucediam, cercadas de muita violência. Os cidadãos, trabalhadores que se dirigiam ao local de trabalho temiam pela sua integridade física.
Algo teria que acontecer! 
Esses fatos foram apagados da memória dos que criticam a ditadura militar, no Brasil.
Antes houve outra ditadura, ainda não era nascida, mas estudei a respeito. 
Não sei porque teimam em não lembrar tão penosos fatos que culminaram, em 31 de março de 1964 com o golpe militar! Algo deveria ser feito, se os anarquistas tivessem vencido, hoje não estaríamos aqui, usufruindo da liberdade de expressar nossos pensamentos.
Nossos irmãos cubanos não têm o mesmo direito. Eles vivem uma ditadura de mais de 50 anos. O povo está oprimido, sem nenhuma liberdade. As "damas de branco" vão às ruas pedir por seus maridos dissidentes de um regime pra lá de autoritário.
Muitos estão morrendo! Muitos já morreram no paredón.... Não suportam mais tanta opressão. Nós suportaríamos? 
Não consigo compreender como o presidente Lula e seus admiradores podem enaltecer um regime tão opressor, autoritário que deixa o povo sem voz. São os mesmos que criticam a ditadura militar do Brasil, de 46 anos atrás. Já elegemos presidentes, inclusive o sr. Luiz Inácio Lula da Silva.
Mesmo durante a ditadura militar tivemos várias fases, muitas mudanças, muitos passaram pelo governo e aos poucos voltamos à democracia com a abertura gradual e a anistia irrestrita. Essa mesma anistia que proporcionou altas indenizações e aposentadorias a muitos ex terroristas.
Chegamos a conclusão que, nós brasileiros, graças a Deus tivemos muita sorte em recuperar o melhor regime, aquele que permite que podemos discordar ou não dos seus dirigentes, a Democracia.
Não podemos deixar que tomem esse regime, que nos sufoquem a liberdade, que tirem a liberdade da imprensa. A imprensa retrata os fatos, nos informa e não pode ser calada.
Lutemos pelos "Direitos Humanos para os Seres Humanos", sem subterfúgios, sem tentar enganar o povo já tão sofrido.
A liberdade acima de tudo!


Amigos desejo-lhes uma boa noite!

14 comentários:

  1. Passei por isso e tenho a mesma opinião. Não fossem os militares, estariamos na pobreza absoluta, todos, e alguns poucos na riqueza, esses mesmos de hoje no poder. Era o que eles queriam. Estariamos na miseria como Cuba, e sob o mando de um ditator assassino qualquer desqualificado.

    ResponderExcluir
  2. Tudo faz parte de um aprendizado na vida, mas muitas vezes demora tempo demais para se aprender, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  3. queridos amigos, que saudades dos bons tempos, onde havia respeito, segurança, ordem e nosso salário dava para pagar as contas e ainda sobrava, hoje veja só como nos encontramos, e se não ficarmos espertos as coisas ficarão pior, que Deus nos livre dela na presidência,

    tenham uma Páscoa de muita paz e que ressuscite sempre a solidariedade e o amor em nossos corações, bjs

    ResponderExcluir
  4. Hi, Carlos
    Muito obrigada pela sua solidariedade, realmente sofremos muito nessa época.
    Pena que os fanáticos nunca se lembrem do que ocasionou a ditadura militar, a anarquia do antes de 1964.
    Muito obrigada e um abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lisette
    Muito obrigada pela sua visita!
    Espero que o povo brasileiro não esqueça do tempo que passou...
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sueli Schiavelli Jabur
    Quanta saudade!
    Você tem muita razão. Antonio e eu nos conhecemos em 1968, casamos em 1972. Pudemos comprar nosso primeiro ap. Nossas filhas estudaram em boas escolas, compramos carro. Não éramos militares, nem funcionários do governo. Hoje isso jamais aconteceria. Espero que o povo tenha juízo e não eleja a candidata do presidente.
    Agradeço as suas palavras e desejamos a vc e todos os seus muita paz, uma páscoa com muito amor, muito feliz!

    ResponderExcluir
  7. ZildaeAntonio

    Bom dia

    Discordo totalmente. A Ditadura não foi necessária, o golpe militar foi uma violação a Constituição, a derrubada de um governo, que, errado ou certo chegou ao poder de forma legítima, e que através do Congresso,e só através dele poderia ser destituído.A Ditadura militar serviu a objetivos lesivos aos interesses do Brasil e do seu povo,a corrupção imperou embora impedida pela força dos "tanques" de ser revelada, roubaram muito, endividaram o país, maus militares e maus civis. Legaram um país empobrecido, analfabeto, favelizado, violento e politicamente desmantelado.

    Parabenizo a todos que lutaram contra esse regime ilegítimo, e reverencio a memória dos que após torturas aviltantes e desumanas morreram nos porões da Ditadura.

    Me posiciono sempre contra qualquer forma de ditadura e regime anti-democrático, e contra as violações dos direitos humanos, até mesmo de criminosos, pois pessoas de bem e no seu equilíbrio não podem se permitir violações desse tipo, agindo igual ou pior que o próprio criminoso.

    Em Cuba, na China, nos campos de refugiados da Itália onde imigrantes são massacrados, no território americano de Guantánamo, na Palestina onde centenas de crianças foram mortas pelo exército de Israel, na Rússia onde insanos explodem bombas no metrô ou no RIOCENTRO onde dois militares portavam uma bomba que acabou explodindo no 'colo' da Ditadura militar, eu me posicionarei sempre contra a forma arbitrária e violenta de impor aos demais uma conduta, de cercear a liberdade de expressão, de violentar pessoas.

    Um grande abraço e grato por permitir esse longo comentário de forma tão democrática

    ResponderExcluir
  8. Nao vivi nessa epoca,mais estudei um pouco do assunto.
    Foi sim uma epoca horrivel,com muitas mortes e repressao ao direito de liberdade do povo,mais foi uma epoca necessaria para que nos tornassemos oque somos hoje.
    A ditadura de certo modo nos ajudou,afinal esta escrito na nossa bandeira:"ordem e progresso"
    nois prescisavamos de ordem para progredir,infelizmente,muitos foram sacrificados em troca dessa dita "ordem".
    Agradeço pela paciencia na leitura do meu comentario e queria pedir,senao for muito incomodo,que todos que leram este comentario
    lembrassem dos nossos antecessores compatriotas,
    afim de que a morte deles nao tenha sido em vao
    (desculpem pelos erros de acentuaçao,meu teclado esta ruim)

    ResponderExcluir
  9. 007BONDeblog

    Agradeço o seu importante comentário. Graças a Deus podemos expressar as nossas opiniões, espero que a Democracia esteja sempre em nosso país.
    Quero só lembrar-lhe a primeira parte do meu Post em que comentei os acontecimentos ocorridos antes do golpe militar, que na verdade (quem viveu na época, ou estudou sabe) foi um contra golpe. O golpe já estava sendo armado por muitos que queriam tomar o poder, mudar o regime para o comunismo e derrubar o então governo, eleito pelo povo, que veio substituir o presidente que havia renunciado. Houve arbitrariedades, nenhuma ditadura de direita ou esquerda é bem vinda. Quando me refiro da necessidade da então ditadura, refiro-me a situação de anarquia e terrorismo, insuportaveis que vivíamos no país.Na história podemos observar o "Comício da Central, Reunião dos Sargentos no Automóvel Clube, Sublevação da Ordem, isso era anarquia. Talvez você ainda não fosse nascido. Mas, pode recorrer à História, está lá.
    Quanto a corrupção, roubos, país empobrecido, analfabeto e violento, embora 46 anos tenham se passado, infelizmente não há muita diferença. A diferença é que agora sabemos das falcatruas e a justiça não é feita, os processos são arquivados, a impunidade impera. Na ditadura muitos foram punidos, hoje ninguém é punido. Não esqueçamos que a ditadura proporcionou, por tabela, as altas aposentadorias e indenizações que todos sabemos.
    Portanto, agradecendo mais uma vez a sua participação desejo-lhe e a toda a sua família uma Boa Páscoa, com muita saúde e paz!

    ResponderExcluir
  10. Meu querido neto Yrving
    Muito me orgulha ver vc tão politizado! O mais importante é saber que a juventude participa, dá opinião e não fica inerte apagada sem participar da nossa democracia. Isso é muito bom para que todos vocês saibam o quanto é importante poder externar o nosso pensamento, sem medo, sem censuras.
    Um beijo e tudo de bom para vocês todos que estão distantes dos nossos olhos, mas sempre dentro dos nossos corações. Feliz Páscoa! Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Achar a ditadura necessária é legitimar a pior das violências que é proibir o homem de manifestar seu descontantamento, implantando a censura e cometendo barbaridades em nome de um inimigo que com certeza era bem menos perverso que nossa ditadura.Ditadura essa que foi contra vários mandamentos de Deus;como por exemplo, " não matarás"

    ResponderExcluir
  12. dailam
    A necessidade a que me refiro da ditadura militar naquela época foi momentânea, devido aos acontecimentos que estavam empurrando o país para a total anarquia. Infelizmente, sou idosa o suficiente e lúcida também para me lembrar de tudo aquilo que nós, que não aderimos a anarquia, passamos. Os mais jovens começam a comentar de 1964 para cá.Convenhamos que o golpe militar de 1964 em vista ao regime tão admirado de Cuba foi muito mais brando e aos poucos foi se transformando até chegar à democracia que graças a Deus, vivemos hoje. É nisso que devemos pensar olhando o futuro: preservar a democracia.
    Com certeza vc não conhece o pretenso projeto dos "Direitos Humanos", que o atual governo pretende aprovar. Procure se inteirar a respeito.
    Muito obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. dailam

    a ditadura foi sim horrivel,houveram muitas mortes e o povo foi privado de seus direitos.
    mais vc acha que oque acontece hoje e diferente???
    os mandamentos de Deus ainda sao violados,a matança continua,nao importa se sao os bandidos que matam em nome de poder ou se e a policia que mata em nome de justiça.
    A ditadura foi sim necessaria para mostrar o pior do ser-humano para ver se nos aprendiamos com os nossos erros,mais parece que nao adiantou de nada,ainda ha pais que choram vendo seus filhos morrerem em seus braços e ainda ha trabalhadores honestos que tem seus direitos oprimidos por politicos desonestos.
    eu me pergunto,sera que a ditadura acabou mesmo ou sera que ela apenas se disfarçou por baixo de uma falsa liberdade???

    Obrigado pela atençao(desculpem novamente a falta de acentuaçao,meu teclado continua

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!