Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

E OS APOSENTADOS, HÁ ALGO A FALAR?



Queridos amigos, boa tarde!


Hoje, 07/12/2009, segunda-feira, menos de um mês para começar o novo e promissor ano de 2010, ainda não sabemos qual será na realidade o reajuste dos aposentados do INSS, que recebem mais de um salário mínimo.
Os PLs do senador Paulo Paim (PT-RS) foram colocados em pauta, pelo presidente da Câmara, Michel Temer, no dia 04/11 e extratègicamente retirados, por uso de um artifício de um deputado da base aliada.
Não posso admitir que tenha sido prèviamente combinado com o governo, jamais o presidente Lula instruiria alguém, aliado ao seu governo para brecar a votação do PL em favor ao reajuste dos aposentados. Além disso, o bondoso e idoso presidente não tem a mínima intenção em prejudicar aos seus "colegas" de aposentadoria.
Lendo o jornal, na coluna Panorama Político, de 04/12 (um mes depois do que seria a votação) deparei com um texto que me chamou a atenção:
"Os líderes aliados da Câmara, incluindo o do PT, Cândido Vaccarezza (SP), defenderam terça-feira, em reunião com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que o governo coloque em votação o projeto que vincula o reajuste das aposentadorias (INSS) ao salário mínimo como forma de viabilizar a votação do projeto de partilha do pré-sal. O governo resiste porque vai sobrar para o presidente Lula vetar. (Como é blindado pela base aliada)
A oposição está obstruindo as votações e prevê que o governo vai penar para conseguir quórum. Não dá para aprovar o projeto da partilha e o Orçamento em 15 dias, diz o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO)."
Entendemos que o texto acima parece um pouco com chantagem política (acho que existe esse termo), só não acho que os senhores parlamentares seriam capazes de agir dessa maneira.
Na semana passada vi e ouvi a fala do deputado federal Vicentinho (PT-SP) discursando a respeito dos aposentados do INSS, que recebem mais que um salário. Dizia ele que os aposentados que recebem um salário têm reajuste de 100% do PIB + a inflação. Os aposentados que recebem mais que um salário só recebem a inflação, daí a defasagem acumulada.
A proposta aceita pelas associações de aposentados e sindicalistas é que recebamos 80% do PIB+ a inflação. Se, assim tivesse feito o presidente Lula, desde que assumiu (como o prometido) teriámos uma defasagem, mas bem menor.
Não sei, sinceramente quando teremos a solução do problema de todos os aposentados que se encontram nessa situação. Não há compromisso nem boa vontade da parte do governo, especialmente do presidente da República. A continuar, a sua candidata, caso eleita, possívèlmente nos deixará em situação bem pior.
Portanto, é importante analisarmos as atitudes do governo Lula daqui para frente, pois o passado o compromete.


Uma boa tarde a todos, ótima semana e fiquem com Deus!
"

2 comentários:

  1. Amiga, no próximo ano as coisas mudam, o povo tem memória curta, eles deixam sempre pra perto das eleições...
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dora Regina
    Amiga, muito obrigada pelo comentário. Esperamos mesmo que mude e para melhor.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!