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terça-feira, 8 de maio de 2012

COMO EXERCER MEUS DIREITOS DE CIDADÃ?

Hoje fiquei realmente descrente de que possa algum dia exercer meus direitos de cidadã brasileira. Os deveres eu os conheço e procuro cumpri-los, sempre!
Mas, já me decepcionei muito com os direitos que dizem devemos procurar exercer.
Depois de idosos tudo fica mais difícil de conseguir, isso não é uma queixa, um lamento, é simplesmente a realidade.
A idade nos traz experiência, claro, mas também traz muitas certezas. Essas convicções de que mesmo lutando muito apelando para as leis, somos tomados como pessoas que idosas, não sabem o que acontece, não podem fazer valer seus direitos e vão se acomodar com o que lhes for imposto.
Tenho alguns exemplos do que falo acima. Depois que mudamos do Rio para Cabo Frio senti uma enorme diferença no comportamento das pessoas, que se cumprimentam na rua, mesmo que não se conheçam. Ao subir o motorista nos acena com um bom dia, espera que sentemos para acelerar e aguarda descermos para partir. O que seria normal, para uma carioca, parece algo muito estranho. Graças a Deus já acostumamos com as coisas boas.
A Autoviação 1001 é a empresa que nos transporta da região dos lagos para o Rio de Janeiro. Como sabem os idosos têm direito a dois lugares, em cada ônibus convencional ou seja sem ar condicionado. Acontece que de uns tempos para cá observo que a empresa está substituindo a maioria dos ônibus convencionais, por ônibus com ar condicionado. Percebi isso porque sempre acesso a internet para conferir os horários e verificar se há vagas no ônibus para então irmos à Rodoviária reservar nossas passagens. Os horários que costumávamos utilizar: 10:20, 10:40, 14:15, 14:30, 15:15 hs e muitos outros foram substituídos por ônibus com ar condicionado. No dia 6/06 para Cabo Frio há um ônibus às 9:31 (convenciona) e depois só após as 22hs. Evidente que nossas opções ficaram bem limitadas. E são só dois lugares em cada ônibus convencional! Liguei para a Autoviação 1001 que me deu um número de protocolo e até o momento não obtive resposta. Resolvi mandar uma comunicação através do site da empresa que me respondeu com aquela resposta padrão que todos conhecem, tipo: "muito obrigada pela comunicação e tomaremos as devidas providências..."Apelei para o Jornal "O Globo" que entrou em contato com a empresa que lhes enviou a mesma resposta. Mandei uma mensagem ao DETRO  através do fale conosco do seu site. Isto aconteceu há mais de dois meses e até a presente data não obtive resposta.
Na próxima viagem ao Rio iremos, meu marido e eu, direto ao DETRO para ver o que realmente esse departamento resolve a respeito.
O que relatei acima, não é nem 1/3 das decepções que já tivemos em relação a procurar os nossos direitos. 

5 comentários:

  1. Eu acho certo as pessoas lutarem pelos seus direitos, mas confesso que não tenho paciência nem disposição para enfrentar a máfia dos transportes!
    Eles são mesmo uma máfia, sempre o mesmo grupo que ganha as licitações de linhas de ônibus, a cada vez com razões sociais diferentes, pinturas diferentes e laranjas diferentes assumindo!
    Colocam micro-ônibus na maioria dos horários mais calmos, para inibir os idosos de exigir gratuidade, mandam os motoristas passarem direto e depois, confrontados com repórteres e denúncias, negam tudo cinicamente!
    Desculpe, mas só matando!
    Modo de falar!
    Abraços!

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  2. Oi, Leonel!
    Muito obrigada pelo seu apoio!
    Você pode imaginar que aqui em Cabo Frio e algumas cidades próximas há apenas uma empresa que nos transporta. Nunca houve licitação, não há concorrentes. Só temos a Salineira.
    Um abraço e tudo de bom!

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  3. ZildaeAntonio, já percebi que vocês fazem parte da minha "tchurma" rs
    Sou meio "carne de pescoço" quando reclamo nossos direitos!
    Semana passada foi comigo; não sabia que o Rio Card após 120 dias sem uso era bloqueado, pois bem; telefonei para o nº indicado no cartão, me pediram nome do pai, da mãe, data de nascimento, nº do cartão e tudo isso para me mandarem para um posto de atendimento. Chegando no posto mais próximo havia uma fila mesclada de jovens estudantes, estudantes acompanhados com os pais e idosos, detalhe; me recupero de uma fratura na T12 e c/dificuldade de caminhar...Um único atendente me manda entrar na fila, informa que eu fale com a última da fila para guardar o lugar enquanto "esperaria" sentada...Sentada inicio "meu comício" citando o que acima descrevi.
    Contrariando o atendente afirmo de que poderia ser desbloqueada sem minha presença já que o bloqueio fora sem minha presença. Depois disso fui imediatamente atendida. Pedi desculpas a todos e acabei "meu comício" defendendo o direito de todos que ali estavam.
    Espero que meu "comício" seja copiado por alguns que ali estavam.
    Abraços

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  4. Oi, Anésia!
    Muito prazer em recebê-la no nosso cantinho. Somos mesmo da mesma "tchurma"!
    Pena que muitos não exerçam os seus direitos!
    Boa recuperação e um abraço para vc!

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  5. Zilda, no momento que o País precisa criar leis para proteger os idosos significa que não existe respeito por eles.
    Aqui as leis são feitas mas não são cumpridas. Mas vamos continuar lutando.
    Beijos.

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