Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA!

Estamos em outubro, mes dedicado a lembrar às mulheres a sua responsabilidade de se prevenir contra o câncer de mama.
No Rio de Janeiro a estátua do Cristo será iluminada com a cor rosa, assim também será a Igreja da Penha. Nos Estados Unidos a Casa Branca ficou Casa Rosa. Mas, no nosso Brasil há uma grande diferença de outros países, onde a saúde é levada à sério e a prevenção existe, de fato.
Aqui temos muitas promoções, corridas, passeatas e tudo destinado a lembrar a responsabilidade da mulher em se cuidar fazendo a prevenção contra o câncer de mama.
Parece repetitivo, mas não é. Acho que há um público alvo para essa tão nobre campanha, e esse público, com certeza, não é o de mulheres que "são atendidas pelo SUS". Provavelmente se destina às mulheres que possuem um plano de saúde ou podem pagar médicos e clínicas particulares onde há um mamógrafo de alta resolução em funcionamento.
As mulheres do grupo de risco, como eu, precisam de uma mamografia de avaliação aos 35 anos de idade. Depois, sim poderá ter a rotina anual de uma mamografia, estando tudo bem, não apresentando nenhuma anomalia, nenhum nódulo suspeito. 
O exame mensal de toque nas mamas pode não detectar nada, se o nódulo não estiver palpável e aí se ele existir e não for sentido neste autoexame, o que acontecerá? As mulheres, como eu, de mamas grandes só podem fazer uma avaliação real, com a mamografia de alta resolução.
Perdi minha mãe antes que completasse sessenta anos devido a uma avaliação tardia e a falta de prevenção. Isso, há mais de trinta anos ainda era possível acontecer. A mídia e o governo não estavam tão voltados à prevenção. Os recursos eram bem menores e o mamógrafo não existia para nós, brasileiras!
Agora, com o progresso, a informatização, os tratamentos bem modernos, várias perguntas me vêm a mente: onde estão os mamógrafos para as mulheres de baixa renda?
Para quais mulheres são dirigidas as campanhas de "prevenção do câncer de mama"?
Quais as providências o governo tomou nos últimos nove anos para melhorar o atendimento real de todos os brasileiros pelo SUS?
E para encerrar quando será cumprida a promessa da presidente Dilma que, no início do seu governo, falou ao Brasil que queria que todas as mulheres fossem tratadas como ela foi, quando estava com câncer?
Por favor, estamos falando de saúde e como vai o atendimento normal do povo brasileiro pelo SUS? Podemos imaginar que a prevenção realmente existe ou só existe a propaganda?

4 comentários:

  1. Saúde e educaçáo deveria ser prioridade do governo, DEVERIA, mas a realidade...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lisette
    Muito obrigada pela visita!
    Realmente, deveria, mas infelizmente, a realidade é outra...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. É cada vez mais triste a situação da saúde no Brasil; e infelizmente a classe que depende do SUS não consegue fazer os exames necessários para a prevenção de doenças agressivas como o câncer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ângela
    Obrigada pelo seu comentário!
    É o que acontece, mas fazem uma propaganda cor de rosa de prevenção contra o câncer de mama e não oferecem essa prevenção pelo SUS.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!