Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

segunda-feira, 4 de julho de 2011

COMO TRATAR DO CÂNCER DE MAMA?

No Jornal "O Globo" de ontem, domingo, 03/07/2011 li uma entrevista do Dr. Ronaldo Corrêa, oncologista do INCA, na qual ele diz que a descoberta tardia do câncer de mama ajuda a explicar a alta mortalidade. Mas, alerta que mamografia só não basta para melhorar a detecção.
Em uma das perguntas: "melhorar o acesso à mamografia não poderia ajudar a reduzir a taxa de mortalidade?"
Resposta do Dr. Ronaldo Corrêa: "no Brasil de 10 casos de câncer de mama, 7 são palpáveis, ou seja são passíveis de ser diferenciados em um exame clínico. Deixar essa prática de fora é dar peso demais à mamografia".


Quero lembrar ao doutor Ronaldo Corrêa que há uma lei a 11.664, de 2008 que assegura o direito a que se refere o quadro acima, tão divulgado pelo governo.
Além do mais, a presidente Dilma , já eleita, disse que quer que todas as brasileiras tenham o mesmo tratamento que ela teve, quando com câncer. 
O que mais me irrita é essa hipocrisia que não sei bem de onde vem mais forte, do governo ou dos médicos.
Sabemos que não há mamógrafos suficientes para as brasileiras pobres fazerem seus exames preventivos de câncer de mama. Talvez por isso, alguns médicos, como o dr. Corrêa descaracterizarem a importância da mamografia. Mesmo que os médicos atendessem, examinassem e indicassem o exame não seria possível pela falta de mamógrafos e de técnicos preparados para fazer o exame.
No SUS, onde deveria ser respeitada a lei que dá o direito às brasileiras ao exame de mama, uma simples consulta em um médico clínico demora algum tempo para ser marcada. Depois há necessidade de que esse mesmo clínico encaminhe a suposta doente de câncer (porque prevenção não existe no SUS) a um mastologista que aí verá da necessidade ou não de ser feita a mamografia.  Daí já se passaram meses e a mulher, se estiver mesmo com câncer, fará parte daquela estatística a que se refere o dr. Ronaldo Corrêa: "no Brasil a chance de uma mulher morrer de câncer de mama está em torno de 30%, enquanto nos países mais avançados fica entre 17% e 18%.
A diferença é uma só, nos países mais avançados (onde se dá importância à saúde) há realmente prevenção, quando que no Brasil o INCA só cuida de casos constatados de câncer e o governo da prevenção só faz a propaganda na televisão.
Fico indignada quando vejo, anualmente, aquela propaganda aconselhando as mulheres a fazerem mamografia para evitar o Câncer de Mama. Corridas, caminhadas, botons, camisas, tudo investido na propaganda e não na saúde.
Essa propaganda de prevenção é destinada à quem? Nós sabemos que ela tem um destino certo: as mulheres que têm plano de saúde e aquelas que podem pagar as mamografias em clínicas particulares e são atendidas por médicos ídem.
Hoje o "JN da TV Globo" terá uma reportagem a respeito de tão delicado assunto, vale a pena ver  para saber com quem está a verdade da saúde dos brasileiros pobres, aqueles que votaram e confiaram nos seus candidatos, que muito prometeram.
De quem será a hipocrisia?

4 comentários:

  1. Prevenir é o melhor remédio..E mais barato!!!
    Falta consciência nos nossos governantes...
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dora Regina
    Obrigada pela sua visita!
    Realmente os governantes prometem muito, mas não cumprem. Depois de eleitos só se preocupam com os seus.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. sou irmã do Dr. Ronaldo Correa e sei mto bem do esforço que ele faz dentro da saúde públca,sempre foi um médico correto sem se fliar a conchavos.com todo respeito não misture alhos com bugalhos.
    Inclusive perdemos nossa mãe de cancer.mesmo ela se tratando em médico par
    daí o cancer tbm nos atngu de fporma brutal e dolorosa.
    Que Deus a guarde sempre.
    Cristina Silva.

    ResponderExcluir
  4. e mais no parágrafo que ele menciona fazer a mamografia ,acho que houve um mal entendio na sua leitura ,um texto fora de um contexto é um pretexto.ele não afirmou para não se realizar a mamografia apenas quis chamar a atenção para práticas comuns que servem de prevenção.e efetivamente ajudam na descoberta da doença.
    .a Sra. não viu ele dizendo para não se fazer a mamografia,isto seria o fim,não é??!!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!