Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

sábado, 24 de julho de 2010

BRASIL: TERCEIRO DO MUNDO EM DESIGUALDADE!!!


Queridos amigos, brasileiros como eu!


Sexta-feira, dia 23/07/2010 fiquei muito surpresa com a divulgação na imprensa mundial da seguinte manchete: "Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade do mundo".
A ONU põe o país empatado com o Equador em concentração de renda. A constatação é do primeiro relatório sobre desenvolvimento humano para a América Latina e Caribe sobre a distribuição de renda, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No Brasil, o índice de Gini - que mede a desigualdade - é de 0,56. Quanto mais perto de 1, mais desigual é o país. O levantamento aponta dois outros grupos de países com situação mais grave: Bolívia, Camarões e Madagascar - empatados com 0,60 - e África do Sul, Haiti e Tailândia, todos com 0,59. Dos 15 países do mundo com maior concentração de renda, dez são da América Latina. Segundo a ONU, o baixo nível educacional é um dos fatores que mais dificultam a melhoria social da região.
Ficamos muitos preocupados, pois temos um presidente que depois de dois mandatos e quase terminando o seu governo,  desde a sua primeira campanha se comprometeu com o povo brasileiro em reparar, exatamente, a desigualdade de distribuição de renda no país.
Fico pensando: será que o presidente Lula achava que o povo brasileiro teria a igualdade depois da sua distribuição de bolsas, de todos os tipos? Será mesmo que a educação, que ele despreza, não tem nenhum peso na igualdade social?
A educação não é exatamente distribuir cotas raciais, ou dar lugares na universidade, sem mérito e sem preparo.
O brasileiro precisa de uma educação melhor e essa educação começa no curso fundamental. Não é necessàriamente tendo um diploma universitário, sem mérito e sem um bom ensino, que os jovens terão um futuro garantido. 
Conheço muitos jovens que depois de terminar um curso universitário não se sentiram preparados para exercer a profissão e optaram por fazer um curso técnico, que os colocou no trabalho, realmente.
Não consigo entender que o presidente Lula, depois de dois mandatos, em que o povo o elegeu confiando nas suas promessas, não tenha conseguido melhorar a situação de desigualdade do Brasil, em relação ao mundo.
Será que ele se enganou de estratégia? Ou é mesmo o desprezo que tem pela educação, o estudo enfim?
No II Encontro da Agricultura Familiar, da Federação Nacional dos trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) o presidente Lula fez a seguinte declaração "Um país que tem um povo como vocês, que elege um presidente da República que só tem estudo até o quarto ano primário, é um povo porreta demais, de muita fé, porque vocês apostaram num capiau como vocês". Dái, deduz-se a falta de incentivo à cultura do povo. Há sim, interesse visível em que o povo continue inculto, para dar sequência a sua ideologia.
Devemos nos preocupar com a continuidade que ele pretende dar ao seu governo. Estamos muito mal, mas podemos piorar.


Um ótimo fim de semana de reflexão para todos vocês!

12 comentários:

  1. ZildaeAntonio

    Graças as políticas sociais do atual governo, algumas, em continuidade e aperfeiçoamento de programas iniciados em governos anteriores, é que o Brasil avançou e reduziu sua desigualdade social que ainda é alta. Graças a valorização do salário mínimo, ao Bolsa Família, Prouni, sistema de cotas, queda do desemprego (esse ano serão 2.500,000 novos empregos formais) as coisas que ainda estão muito ruins melhoraram, e vão melhorar mais ainda, com a vitória de Dilma Rousseff, o que eu esppero aconteça e para a qual contribuirei com meu voto.

    Infelizmente, o Brasil durante muitos anos, ignorou seus pobres, negros, analfabetos, o que de forma corajosa, e contra todo tipo de preconceito e reação das elites que tem e não quer dividir sequer migalhas com os menos favorecidos, o Presidente Lula em seu governo enfrentou e modificou.

    O trabalho é longo, e contínuo, e espero não seja interrompido com a volta dos tucanos e demos ao poder, pois de arrocho salarial, desemprego, e privilégio para os ricos, que é o que o que eles (psdb/dem)com sua política neo-liberal fazem, nós estaremos como carangueijos.

    Um grande abraço

    Veja com atenção os números e constate que o Brasil reduziu a pobreza e tirou da linha da miséria milhões de brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Dez dentre os 15 países de maior concentração de renda estão na Am. Latina... Subcontinente que até pouco tempo era campeão de golpes de estado patrocinados pelo retrógrado empresariado, que, quando aqui veio se instalar, dava moradia e treinamento aos empregados. Depois das favelas terem se tornado a nova moradia dos antigos colonos e cursinhos de toda ordem terem se espalhados, requerem a mão de obra pronta para pagarem salário de fome. Am. Latina que também, até bem pouco, tinha elevados índices de inflação. Como num passe de mágica os golpes militares e as altas taxas de inflação acabaram em toda região. Passaram a falar em globalização e neoliberalismo. Entregaram o patrimônio público aos amigos da coroa e agora temos na Am. Latina algumas das maiores fortunas do mundo.
    Culpa de quem?
    Mera coincidência?
    Quando o retrógrado empresariado aqui desejou instalar-se tirou colonos que apenas sabiam manejar um arado com tração animal do campo e deu-lhes treinamento. Agora com farta e qualificada mão de obra sobrando os salários de um profissional de nível superior são inferiores àquilo que outrora pagavam a um técnico de nível médio.
    Isto não se produz, sequer, em 16 anos (FHC + Lula)!
    Por fim, acreditar na ONU? Depois que, com base num antigo trabalho escolar, deu guarida para que um país fosse invadido arbitrariamente por outros...
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  3. Oi, 007 BONDeblog
    Muito obrigada pelo seu comentário, sempre brilhante.
    Como disse, fiquei preocupada com a divulgação de tão alto índice de desigualdade no nosso país. Isso depois do governo Lula, que nos prometeu muito mais. Entendo que nem sempre ou quase sempre o prometido não é cumprido. Estou um pouco descrente e não senti firmeza ainda em nenhum dos programas dos candidatos que lideram as pesquisas. Mas, há ainda algum tempo para tomarmos uma decisão em quem votar. A essa altura das nossas vidas, pensamos num futuro bem melhor para os nossos jovens.
    Muito obrigada!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. JPM, boa noite!

    Agradeço muito o seu comentário ao meu Post.
    Provàvelmente, por ser idosa, não entendi muito bem o que vc quis dizer. Mas, pode ter certeza que leio bastante e procuro me informar bem antes de escrever.
    Quando escrevi, me referi a posição do Brasil de desigualdade que foi citada mundialmente como terceiro pior. Não houve, por parte do nosso governo nenhum desmentido a respeito, até o presente momento. Falo do Brasil, mas não foi só o Brasil o citado. Aliás, estamos empatados com o Equador, o que não é para se orgulhar, não é mesmo? Embora idosa, não gosto muito de olhar para trás e sempre procuro me situar nos acontecimentos que representam muito para o futuro do nosso país. Penso nos jovens, temos três filhas, oito netos e uma bisneta e um país com muitos jovens que merecem um futuro melhor.
    Quando cobrei uma posição melhor, o fiz pelas promessas do então governo Lula, que muito prometeu, inclusive para nós aposentados do INSS.
    Esperamos que o Brasil tenha um futuro mais promissor, é o que almejamos.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Querida, não é por você ser idosa;pelo contrário, tal condição lhe dá muito mais experiência e lhe aproxima muito mais da realidade.Entendo como você e estamos cansados de ouvir desculpas esfarrapadas para os problemas do Brasil.Se se prevê todos os problemas imbutidos nas desculpas dadas, então não se deve prometer ao povo e sim, antes, buscar, trabalhando.O Brasil está cansado de ouvir seus governantes justificando, jogando a culpa nos antecessores,na política externa e outras coisas mais.O fato é que entendendo ou não de ciência política, somos povo e o que queremos é o que nos é de direito: cidadania, dignidade, respeito.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Otelice Soares
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Você definiu exatamente o que eu e muitos brasileiros pensam. Chega de enganação, promessas que não são cumpridas. Pouco importa ao povo os partidos dos candidatos e sim a sua dignidade e comprometimento com as nossas necessidades.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. E saber q o Lula está sempre "ajudando" os outros países e perdoando dívidas.
    É o Brasil não tem problemas...

    ResponderExcluir
  8. Isso Mariana, quem vê pensa que somos um país sem problemas. Saúde de primeiro mundo, como disse o presidente. Mas, claro para ele e seus colegas de governo que sempre são bem atendidos. A educação, uma catástrofe, e ele nem se preocupa, pois é o ítem que ele mais despreza.
    Muito obrigada pela sua visita!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. ZildaeAntonio, por estudos científicos está provado que a sabedoria é o resultado da idade e da vivência e que só os idosos a possuem.
    Enviarei o estudo realizado sobre o assunto.

    Quanto à não entender o que os petistas alegam em defesa do PT não é para qualquer um entender...rs
    É "emboleition, tion, tion..." rs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. ZildaeAntonio, acho que você acertou na mosca!
    O exemplo da Coréia do Sul nos mostra que investir em educação é o caminho certo para o desenvolvimento de uma nação.
    Também acertou ao focar o ensino fundamental como nossa maior deficiência na área da educação!
    O aluno que fez um bom fundamental tem mais chance de ser bem sucedido, até estudando em escolas secundárias deficientes.
    E finalmente, me parece que a falta de investimentos sérios na educação se deve a dois motivos: primeiro, as pessoas com menos cultura e informação são mais fáceis de serem iludidas; segundo, se investirmos maciçamente em educação a partir de agora, os frutos só começarão a ser colhidos em uns dez ou quinze anos, ou seja, em outro mandato!
    Para os nossos políticos, só interessa o que dá retorno imediato em votos, daí os bolsa-isso e bolsa-aquilo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Anésia

    Muito obrigada pela sua visita, sempre muito apreciada!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leonel
    Muito obrigada por nos prestigiar com o seu interessante comentário!
    Muito prazer em recebê-lo, volte sempre!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!