Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

sexta-feira, 18 de março de 2011

"A EVOLUÇÃO DA MULHER E DE SUA MATERNIDADE"!

MÃE FEMININA


É na maternidade que a mãe feminina se perde. Parece que o instinto materno é mais forte do que ela mesma. Por um filho, ela faz o que não faria por ninguém, nem por ela mesma. Talvez um recém-nascido precisasse de uma mãe assim mesmo. Mas ela erra quando, por amor, passa a poupá-lo, com o tempo, dos esforços necessários para o crescimento dele próprio e faz por ele o que ele mesmo deveria fazer. Assim, o filho não constrói uma auto-estima saudável.Quanto  mais o filho se desenvolver, melhor será para ele mesmo, seus pais, sua família, para a sociedade e para o planeta Terra.
A mãe, mesmo sendo feminina, perdoa e não cobra as consequências das ações de um filho pequeno, autorizando-o a fazer o que tem vontade e não o que deve ser feito. Não é amor demasiado. É falta de conhecimento dos atuais padrões elementares de uma boa educação, da formação de um cidadão. Perdoar é para castigos. Hoje os castigos não educam. O que educa são as consequências - transformar erros em aprendizados através de ações diretamente relacionadas aos erros.
O principal "veneno" da educação dos filhos é a culpa. Culpa de trabalhar fora, quando pensa que devia estar com os filhos.
Culpa de estar com os filhos, quando acha que devia estar trabalhando. Essa mulher ainda se responsabiliza pelo o que o filho faz na sua ausência, com a clássica pergunta "onde foi que eu errei?"
Mesmo tento a mulher evoluído bastante nas últimas décadas, como mãe ela evoluiu muito pouco. Em certos aspectos ela continua como a jurássica mãe a defender os filhos contra as onças, ferozes, devoradoras de criancinhas suculentas. Mas essa lentidão se deve também ao papel de pai, que continua muito primitivo quando é simplesmente um provedor.
Como trabalham fora e ficam mais independentes (financeira e afetivamente) do homem, algumas mulheres exageraram em "produções independentes". Criam os seus filhos dispensando a presença do pai deles - que serviu sòmente para fecundá-las.
Há outros filhos que ficam sem pai, pois este virou "ex-pai", foi embora e é a mãe que os cria sòzinha, não abre mão de tê-los consigo. Um dos maiores acertos educacionais é a mãe não pretender ser "pãe" - mãe querendo suprir também o papel do pai que está ausente. Pois um filho cresce mais sudável com a mãe no lugar de mãe, sabendo que às vezes o pai virou ex-pai. Esta verdade dói, mas em tempo certo o filho poderá saber que seu pai não assumiu a família.


Queridas amigas mães, o texto acima do livro de Içami Tiba, "Quem ama educa", que estou  lendo no momento, é dedicado a algumas mães que querendo fazer o melhor para seus filhos, não conseguem cortar o cordão umbelical e deixam seus filhos dependentes e sem noção do que o futuro possa lhes proporcionar.


Um abraço e tudo de bom é o que lhes desejo! 

quarta-feira, 16 de março de 2011

"F E L I C I D A D E"!

"Os pais podem dar alegria e satisfação aos seus filhos.
Mas, não há como lhes dar felicidade.
Os pais podem aliviar sofrimentos enchendo-os de presentes.
Mas, não há como lhes comprar a felicidade.
Os pais podem ser muito bem-sucedidos e felizes.
Mas, não há como lhes emprestar felicidade.


Mas os pais podem dar aos filhos
Muito amor, carinho, respeito
Ensinar tolerância, solidariedade e cidadania.
Exigir reciprocidade, disciplina e religiosidade.
Reforçar a ética e a preservação da Terra.


Pois é de tudo isso que se compõe a auto-estima.
É sobre a auto-estima que repousa a alma,
E é nessa paz que reside a felicidade"!




Oi, amigos, como disse estou lendo "Quem Ama Educa" (Formando cidadãos éticos) de Içami Tiba.
Essa é a sua visão de felicidade, concordo plenamente com ela.
Dedico a leitura a nossa netinha Sofia, que mesmo muito jovem já tem noções de educação pelos seus pais.


Uma boa noite a todos e um abraço de coração!

terça-feira, 15 de março de 2011

"QUEM AMA EDUCA"!

"E os filhos são como navios...
A maior segurança para os navios pode estar no porto, mas eles foram construídos para singrar os mares. Por maior segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto de seus pais, os filhos nasceram para singrar os mares da vida, onde vão encontrar aventuras e riscos, terras culturas e pessoas diferentes. Para lá levarão seus conhecimentos e de lá trarão novidades e outros costumes, ou, se gostarem dali, ali poderão permanecer porque levam dentro de si  um pouco dos pais e de seu país. Quem sabe, daqui a algum tempo seus pais poderão passear por lá...pois, com certeza, quando já tiverem filhos, vão querer um dia rever seus pais.
Mas, antes de os filhos singrarem mares, em casa, ainda pequeninos, eles se parecem com automóveis de Fórmula 1, que correm voltas e voltas atrás de seus interesses, mas derepente fazem um pit stop perto dos pais. Momento sagrado para um atendimento integral e para que desenvolvam segurança interna e autonomia para poderem, depois, dar voltas cada vez mais longas, até entrarem nos navios ...
E uma das principais provisões, além das materiais, para levar nessas viagens, está no interior de cada um: a capacidade de ser feliz.
Não existe felicidade pronta, como uma riqueza guardada por piratas em algum esconderijo. A felicidade está nos passos de uma conquista, no caminhar de uma busca. Se os pais não podem seguir os mesmos passos dos filhos, tampouco os filhos devem repousar nas conquistas dos pais. Os filhos partem de onde os pais chegaram para novas descobertas e aventuras. Os filhos superam os pais. Assim caminha a civilização!
Dessa forma, a personalidade saudável é um bom alicerce para a capacitação profissional, que reverte ao social, em excelência de qualidade de vida. É a pessoa que qualifica a profissão, e não o contrário. A educação é um grande catalisador na absorção da cultura, nem tanto o inverso.
É por tudo isso que o velho dito popular "Quem ama cuida", tem de ser aposentado, para dar lugar ao novo:
                                   "QUEM AMA, EDUCA"!




Queridos amigos achei muito interessante e atual o texto do livro de Içami Tiba, "Quem ama, educa"! Formando cidadãos éticos!
Estamos vivenciando a falta de ética de muitos cidadãos, no nosso país. Será que a educação teve uma grande influência na sua "formação"? Acho que sim, a educação sem limites e estrutura resulta em falta de moral, ética e muitos outros ítens que são muito importantes na formação de um verdadeiro cidadão!


Desejo a todos um bom dia de reflexão e trabalho, com muita saúde e felicidade!  

domingo, 13 de março de 2011

ORAÇÃO PARA AS MAMÃES!!!

SENHOR

Meu filho (a) é aprendiz da vida!
Se faço tudo por ele (a), como aprenderá?
Meu filho (a) é um fruto em formação ...
Por que será que sempre quero colhê-lo(a) antes do tempo?
Posso caminhar a seu lado, mas ele (a) só terá a chance de ser grande, quando souber escolher seu próprio caminho.
Preciso mostrar-lhe o mundo, mas ele (a) tem o direito de criar seu mundo próprio.
É parte da minha vida, mas é preciso que saiba me desprender dele (a), para que a sua vida tenha pleno sentido.
Acima de tudo, antes de ser meu filho(a), ele é teu (tua), SENHOR!
O seu caminho é aquele da vocação que lhe deste, não aquele que talvez eu quisesse escolher para ele (a).
É difícil ser mãe!
É difícil amar e não querer guardar para si.
Dá-me, SENHOR, um amor grande, maior que o meu egoísmo.
Um amor como o que havia no coração da tua mãe, MARIA.
Só assim saberei amar através do meu filho(a), os filhos de todas as mães do mundo!


Queridos amigos, depois de quase um mes, volto para deixar uma mensagem a todas as mães.
Sei que é muito difícil criar um filho com desprendimento e coragem para que ele escolha seu caminho.
Orientar, educar e acima de tudo amar é a nossa missão de mãe, mas devemos ter a sabedoria de deixar que eles escolham seus caminhos, depois de devidamente preparados para isso.
É portanto, necessário que tenhamos fé para pedir ajuda ao SENHOR, DEUS DO UNIVERSO.
O texto me veio as mãos há muitos anos, no dia das mães. Hoje, inspirada pelo nascimento da nossa netinha Sofia, no dia 25/01/2011, resolvi postá-lo para todas as mães que conheço, amo e admiro.
A foto é da nossa Gabriela com a sua Sofia, recém nascida!

Desejo uma ótima semana a todos!

Um abraço e tudo de bom!