Torcendo pelo Mengão!

Torcendo pelo Mengão!
Milena, bisnetinha torcedora!!!

Seguidores todos

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"NÃO É FUMAÇA NÃO"

"O primeiro cigarro que fumei, no meio dos anos 60, era um pouco menor do que os cigarros comuns, e a marca era Capri. Eu devia ter entre 15 e 16 anos e estava cursando o primeiro ano do Clássico do Instituto La-Fayette - 'entra burro e sai vedete' - na Tijuca. A uns 300 metros havia um bar chamado Berengo, e na hora do recreio íamos lá dar nossas tragadas, entre goles de Crush e de Grapette. Naquela época, filtro era uma coisa relativamente nova e atendia pelo enganoso nome de ponta de cortiça. Eram ainda sem filtro o Hollywood e o Continental, por exemplo, o que forçava a quem usava essas marcas a alguns rituais diferenciados, tais como: evitar que o papel grudasse nos lábios e provocasse uma incômoda feridinha; ou livrar-se dos pedacinhos de fumo presos pela saliva, sem cuspi-los.Eles deveriam ser catados com as pontas dos dedos, enrolados e finalmente atirados para o lado com estudada indiferença.Nos filmes do cinema Madri, ali ao lado, as aulas eram de como portar cigarros, cigarrilhas e charutos e qual a melhor maneira de fumá-los, com charme e elegância. Bette Davis - difícil de ser igualada neste quesito - antes de tragar deixava por alguns segundos que uma nuvenzinha compacta de fumaça flutuasse indecisa entre o nariz e os lábios entreabertos. Dificílimo!Em "Uma vida roubada", Bette se superava num papel duplo: passava um cigarro aceso para ela mesma!
Hoje sou, infelizmente, um ex-fumante e de brinde, portador de DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mal incurável e progressivo, causado em 80% dos casos pelo fumo de cigarros.
Em 1998 fumava três maços de Galaxy por dia. Filtro branco. Light. Ué , não existe chocolate light? Pão, leite, manteiga, bolo, café, macarrão, biscoito, sorvete, maionese, linguiça, até feijoada light? Pois sim! Em indivíduos predispostos, o alcatrão e sua centena de substâncias tóxicas, encontradas num único cigarro - light ou não - ao ser inalado em combustão e em altíssima temperatura, destrói irreversìvelmente os alvéolos pulmonares, cuja função é, além de promover a oxigenação do sangue, filtrar os nossos pulmões das impurezas encontradas no ar, assim como defendê-los de virus e bactérias. Descobri minha nova condição quando, depois de morar por mais de 40 anos no Rio Comprido, mudei-me para a Prédia, na Avenida Atlântica, em 2001. Inspirado pela overdose de beleza que via da minha janela, consegui deixar definitivamente de fumar e passei a andar no calçadão; depois comecei a fazer hidroginástica; em seguida aprendi a nadar, e além dos meus exercícios aeróbicos, fazia musculação e ... fiquei doente. Ou seja, descobri que estava doente.Aqui vai uma pergunta dirigida apenas aos fumantes seniores: você se lembra que se deixasse um cigarro aceso esquecido no cinzeiro, ele apagava sòzinho? Bastava então dar uma desberlotada na ponta endurecida e acendê-lo de novo. Alguma coisa faz com que, hoje, o cigarro deixado de lado consumia-se sòzinho, e o amigo tem que ir catar seu maço e acender mais um cigarro, não é assim? Que tal?
Existe em São Paulo uma Sociedade Brasileira de Portadores de DPOC, com algumas conquistas e ainda muitas batalhas, e o telefone é (0xx11) 5506-1217. Hoje não vamos exibir aquelas fotos de pulmões bichados, mas gostaria de lembrar que o percentual de fumantes passivos portadores de DPOC cresce, assustadoramente.
Você, eu, seu marido ou mulher, a festa, a fila, o restaurante ou aquele bebezão lindo agradecem a atenção dispensada".

Amigos, esse texto foi publicado no domingo 21/06/2009, na Revista do jornal "O Globo". Ela foi escrita por um conhecido e admirado ator Pedro Paulo Rangel.


É bom fazer uma reflexão a respeito, não acham?


Uma boa noite e um abraço afetuoso a todos!

11 comentários:

  1. Zilda, fumei muito Capri!!!!! Minister, Holywwod, Carton, Malboro, etc e tal. Parei!!!!

    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. incrível, como fumo dá ibope, sou fumante, odeio fumaça na minha cara, sou alérgica e sem vergonha, não deveria ter voltado a fumar, mas também sou contra todo e qualquer tipo de terrorismo, perseguições, preconceitos, só que vemos os apólogos da maconha, fazendo passeata, até FHC, amigo do zé serra, caçador de fumantes e mais dois capadoceos, balançando bandeiras de liberação de tal droga e não vejo ninguém se manifestando e nem mostrando os estragos que a droga ilícita faz, ´mas todos posam de salvadores da saúde estagnada deste país quando se trata do cigarro droga, sim, mas licita,
    vamos promover atos contra´, drogas pesados, seus usuários e seus comerciantes, porque não há esse intesse?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos
    Você fez um bem enorme a sua saúde! A inteligência é o dom que Deus nos deu para optarmos pelo melhor para nós e para o próximo!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, graças a Deus nunca fumei e detesto que alguém fume perto de mim, não suporto "cheiro de cigarro". Já tive uma perda na família,80% da doença foi causada por meu irmão ser fumante, tristemente o vício é terrível e causa sérios danos a saúde...Para quem fuma é muito bom refletir sim...
    Uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sueli Schiavelli Jabur
    Sabe, não é nem uma questão de "ibope". É simplesmente, como foi o texto que eu postei um exemplo de vida. Todos temos o livre arbítrio. Podemos até escolher como vamos ou não sofrer na velhice, se chegarmos lá.Morrer não é nada novo, afinal esse é o fim de todos nós. O pior é a doença, o sofrimento, a dor... Fumei, como Pedro Paulo Rangel, de 16 até 24 anos. Graças a Deus encontrei um homem, que nunca me proibiu. criticou, nem fez nenhum terrorismo. Quando saímos, ele comprava cigarros para mim. Ele não fumava, nunca fumou. Um belo dia me peguei pensando o que ele deveria sentir quando nos beijávamos e se fumar era mesmo um ato inteligente da minha parte. Se eu seria o suficientemente forte para parar, por querer parar, pelo meu futuro. Parei, foi duro, no início, mas depois eu me venci. Não me arrependo! Casamos, temos tres filhas, sete netos e uma bisneta. Ninguém fuma, inclusive os genros. No momento tenho tres amigos que estão sofrendo as consequências do fumo, na juventude. Portanto, sem terrorismo ou perseguição o que as pessoas como o Pedro, o Dr. Luís Fernando Correa (CBN), eu e muitas outras pessoas pensam, ou tentam é evitar o sofrimento futuro de mais um ser humano e as consequências para quem os cerca.
    Um abraço e tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
  6. Amiga Dora Regina,
    Penso e sinto como você. Acho até uma tremenda falta de higiene fumar. Mas o pior mesmo é o mal que faz a saúde de quem fuma e de quem está perto (fumante passivo). Pena que o mal feito pelo cigarro não seja instantâneo, assim as pessoas não sofreriam tanto no futuro.
    Muito obrigada pela visita!
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  7. Que saudade de um bom cigarro!!!!! lembra que diziam que cigarro mentolado deixava o homem brocha???? O cigarro tinha toda uma mística.

    ResponderExcluir
  8. Ao ler esse texto lembrei que comecei a fumar com 13 anos. Fumei muito mesmo meia carteira e dei o resto aos colegas de trabalho. O nome do cigarro era Eldorado e tinha uma india ou indio na carteira não lembro bem.E agradeço uma gripe que estava pois me disseram que se não estivesse gripado eu sentiria melhor o gosto do cigarro.Hoje sei o quanto me ajudou não fumar pois já estive deitado de costas hospitalizado durante 130 dias e nunca tive uma doença no pulmão.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carlos
    Não sei no seu caso, mas para mim encarava o cigarro como companheiro nas horas tristes, amigo nas horas alegres. Estava doente! Graças a Deus tive força de vontade e incentivo do meu amor e da família, mas a decisão foi minha.
    O mentolado, ah sei, então foi por isso que vc parou de fumar, hein?! rsrsrs
    Um abraço e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Amigo Antonio,
    Eu torci, mas acho que sou pé frio, fica descansado, não torço mais...rsrsrs
    Tive uma atitude parecida com a sua, foi no trabalho que dei o maço de Minister (c/ filtro), faltando apenas dois cigarros, que eu tinha fumado.Dei ao rapaz que servia o café. Isso foi em Janeiro/1969, há quarenta anos, graças a Deus! Um abraço e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Cigarro???????Tô fora!!!E dou o maior apoio a qualquer atitude para tirà-lo de circulação.Livre arbítrio é para ser usado com responsabilidade.Fumante perto de mim?Reclamo na hora e tusso mil vezes mais do que deveria,e a pessoa desiste...kkkkkkkkk Beijo amigos!

    ResponderExcluir

Queridos amigos: agradeço a sua atenção em comentar os meus Posts. É com muito prazer que recebo o seu comentário, que é muito importante para mim. Abraços!!!